/ Notícias / Fisioterapia da Universidade Católica realiza trabalho com portadores de problemas da coluna
Fisioterapia da Universidade Católica realiza trabalho com portadores de problemas da coluna
27.09.2007 | 00:00
Fisioterapia da Universidade Católica realiza trabalho com portadores de problemas da coluna
“Superação e conquista”, palavras que a fisioterapeuta e também professora de Educação Física responsável pelo Grupo da Coluna, Fernanda Bandeira, define o grupo que se encontram todas as manhãs de quarta-feira no Campus da Saúde da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Os participantes com idades que variam entre 50 e 75 anos, realizam não só trabalhos especificamente com a coluna mas também trabalham a percepção e a coordenação, além de realizarem antes de cada série específica, os alongamentos.

A atividade, que utiliza bolas de pilates, bastões e aparelhos de musculação, acontece há mais de um ano. No início a aceitação dos participantes era contida. “Quando começamos tive que pensar coisas novas e atividades que conquistassem eles a cada dia”, ressalta Fernanda. Hoje, não vêem a hora de chegar o dia de se movimentarem e reencontrar os amigos para colocar a conversa em dia. “As aulas começam mais alegres e eles já chegam animados para fazerem os exercícios propostos”, diz a fisioterapeuta. Um dado verificado por Fernanda é que houve um aumento da mobilidade em 80% dos casos e percebe-se que estão mais saudáveis e menos propensos a doenças de inverno, por exemplo. “A proposta chave é aplicar as atividades com a qualidade de vida de cada indivíduo”, lembra Fernanda.

O grupo da coluna chamou a atenção da fisioterapeuta Maíra dos Santos Vieira que se formou em julho de 2005 na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Ela não faz parte do grupo formalmente, mas trabalhou durante cinco anos em um asilo em Santa Catarina. Seu trabalho de conclusão também foi todo baseado no tema, Causa e conseqüência de queda em idosos. Assim, Maíra resolveu avaliar o grupo para obter dados para a realização de seu mestrado no próximo ano.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?