Há dois anos produtos como pães, leite, roupa, artesanato, plantas e flores são comercializados diretamente dos produtores aos consumidores de maneira ecologicamente correta e saudável no Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Não é à toa que a frase que motiva a iniciativa é “Comércio Justo e Solidário”. A Associação Bem da Terra, projeto incubado pelo Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic) da UCPel, realizou sua 21ª edição ontem (10).
O Nesic traça estratégias para auxiliar no processo de comercialização, na busca de parcerias, formação política e assessoria técnica de cooperativas. Esta edição é a segunda de 2012. A Feira ocorre sempre uma vez por mês. A principal característica é a promoção de trabalho e renda para a economia regional.
Quem passou pelo saguão do Campus I pôde se deparar com mais de 15 bancas dispostas a fazer um ótimo negócio, pois além de ser considerado um consumo consciente é, também, uma alternativa para encontrar preços mais em conta. Zenaide Rocha, 55, sobrevive apenas da economia solidária e revela que o próximo passo é buscar mais espaços, ampliando a divulgação do trabalho. “A troca de saberes aqui é muito rica. Além da comunidade, professores e alunos também compram da gente” comentou. De acordo com Mara Ribeiro, 46, há 23 anos envolvida na atividade, esta iniciativa é uma forma de driblar o desemprego. “Como todo trabalho, existem épocas boas e ruins, mas isso não vai deixar com que a qualidade do trabalho diminua”, afirmou.
Para quem quiser conhecer mais ou provar os produtos comercializados, a próxima Feira já tem data marcada: será no dia 8 de maio. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
bemdaterracjs@gmail.com.