O curso de Farmácia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi à cidade de Santa Vitória do Palmar nesta segunda-feira (02) para apresentar a estudantes do ensino médio a profissão e o funcionamento do curso. Ex-alunos da cidade, hoje farmacêuticos, voltaram às origens para contar a 60 alunos do Colégio São Carlos um pouco mais de sua experiência.
Professores e alunos do curso estiveram presentes, apresentando um pouco mais a respeito da área da Farmácia. Aspectos como as modalidades diurna e noturna e abrangência dos assuntos abordados na graduação, como as ciências exatas (matemática, química e física), humanas (bioética e análise biopsicossocial), biológicas da saúde (anatomia, citologia, fisiologia) e farmacêuticas.
Durante a atividade, o coordenador do curso, professor William Peres, falou sobre a graduação, e o presidente do Diretório Acadêmico, Rodrigo Rodrigues, comentou a respeito da experiência adquirida no recém realizado curso de Toxicologia Ocupacional para Bombeiros em Pelotas.
A professora Andréia Ramos foi a responsável por abordar o tema Análises Clínicas – área pela qual o farmacêutico continua sendo responsável. O professor Jander Monks explanou sobre a área de alimentos, que também faz parte da formação do farmacêutico, e o professor Fabian Primo falou a respeito de manipulação de medicamentos.
Para encerrar, os ex-alunos da Católica oriundos de Santa Vitória falaram sobre a opção pelo curso de Farmácia. Os alunos do São Carlos terminaram a atividade participando de prática de tipagem sangüínea.
Peres destacou que a experiência apresentou aos alunos do ensino médio a profissão de forma abrangente. “Foi algo muito importante, com alta participação dos nossos alunos e dos estudantes do colégio. Foi gratificante, sobretudo, porque pessoas que estudaram naquela escola puderam voltar e trazer novas informações”, disse.
Também para o professor Fabian Primo, um dos destaques da atividade foi a presença dos ex-alunos. “Eles puderam dar depoimento, e a Universidade conseguiu mostrar o curso e o que ele tem feito pela sua comunidade”, afirmou.
A idéia, agora, é levar o projeto para os municípios de São Lourenço do Sul, Arroio Grande, Canguçu, Jaguarão, entre outros.

