/ Notícias / Evento na UCPel reúne estudiosos do país sobre pesquisa empírica em Direito
Evento na UCPel reúne estudiosos do país sobre pesquisa empírica em Direito
25.04.2016 | 17:59 | #direito
Evento na UCPel reúne estudiosos do país sobre pesquisa empírica em Direito

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) receberá pesquisadores em Direito de diversas instituições do país na sexta-feira (29) e no sábado (30), quando a instituição será sede do Workshop Extremo Sul de Pesquisa Empírica em Direito. O evento tem 63 trabalhos inscritos e 12 grupos de pesquisa de diferentes regiões do Brasil estarão representados nos dois dias de programação, que conta com a parceria da Rede de Estudos Empíricos em Direito (REED) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Segundo o professor da UCPel, Luiz Antônio Bogo Chies, um dos organizadores da programação, a intenção é mostrar que as instituições de ensino do Rio Grande do Sul têm potencial e estão compromissadas com o desenvolvimento da produção científica em Direito. "A pesquisa empírica vai na realidade para extrair dados que possam ser trabalhados. Como o Direito tradicionalmente tem ficado afastado da pesquisa empírica, e como no Brasil ela ainda não está significativamente desenvolvida, o evento surge justamente para permitir uma aproximação entre os pesquisadores, da UCPel e dos cursos e grupos de pesquisa do entorno, além de fazer uma conexão com a REED", explica Chies.

A dinâmica do evento está divida em três eixos. Em cinco Grupos de Trabalho temáticos, pesquisadores terão de 15 a 20 minutos para fazer a apresentação das pesquisas em desenvolvimento, seguida de discussões capazes de permitir a interlocução entre os estudiosos. Na noite de sexta-feira ocorrerá o workshop propriamente dito, quando será apresentado um panorama da pesquisa empírica no Direito no Brasil e as principais metodologias para utilização  - explanações a cargo de membros da REED. Sob responsabilidade do  Ipea estará a apresentação do projeto Pensando Direito, que busca uma aproximação da produção legislativa nacional. Por fim, será exposto um panorama da pesquisa empírica no Direito em Pelotas e Rio Grande, por profissionais da UCPel, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal do Rio Grande (Furg). A programação ainda contempla oficinas, que pretendem mesclar teoria e prática através de exercícios propostos aos participantes do evento.

Restam poucas inscrições, e apenas para participantes ouvintes. Elas devem ser realizadas na Livraria Vanguarda Técnicos, localizada no saguão do Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail gitepucpel@gmail.com ou na página do evento no Facebook.