A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebe nos dias 03 e 04 de novembro professores de várias universidades para debater a criminologia e o processo penal brasileiro. O evento visa agregar pesquisadores do estado que se dedicam ao pensamento crítico e interdisciplinar nas ciências criminais e tem a promoção da Liga Acadêmica de Ciências Criminais (LACC/UCPel).
O primeiro minicurso oferecido ficará a cargo do professor da Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos (CNSA), José Antônio Gerzson, que falará sobre Criminologia e Transgressão: um laço entre movimentos culturais contemporâneos. Às 19h, será a vez do professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Aramis Nassif, com o tema Controvérsias (e) Críticas sobre o Tribunal do Júri no Brasil.
No dia 04, às 9h, o professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Bruno Rotta Almeida, abordará o tema Prisão e Liberdade: a biopolítica do acautelamento penal. Às 14h, o professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) falará sobre Processo Penal, Política Criminal e Criminologia: interfaces.
As inscrições podem ser feitas na Livraria Vanguarda Técnicos ao preço de R$30,00. Os dois dias de minicursos ocorrerão na sala 425 C do Campus I. Além da LACC, são responsáveis pelo evento o professor da UCPel, Marcelo Moura e o mestrando da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Lucas Batista Pilau. A UCPel apoia o evento.