/ Notícias / Estudantes do curso de Direito farão visita on-line à Justiça Federal de Pelotas
Estudantes do curso de Direito farão visita on-line à Justiça Federal de Pelotas
29.04.2021 | 15:46 | #direito
Estudantes do curso de Direito farão visita on-line à Justiça Federal de Pelotas

Estudantes do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) terão a oportunidade de conhecer a estrutura da Justiça Federal. A visita on-line ocorrerá no dia 5 de maio, às 19h, através de sala de Google Meet, e contará com a participação de juízes e servidores.

Responsável por recepcionar o grupo da UCPel, o juiz da 1ª Vara Federal de Pelotas e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon), Lucas Fernandes Calixto, irá apresentar a estrutura da Justiça Federal e as suas diferentes competências. “Também falarei um pouco sobre a carreira da magistratura federal. A intenção é fazer da visita algo dinâmico e interativo”, completa. 

A  juíza da 3ª Vara Federal de Pelotas, Andréia Castro Dias Moreira, abordará temas sobre competência previdenciária e apresentará as funções da direção do Foro de Pelotas. Falarão, ainda, o servidor Guilherme Vicente Lopes Leites sobre a sua rotina como oficial de gabinete e a servidora Queles Cristina Silva de Braz, expondo a estrutura e a rotina do Cejuscon de Pelotas.

De acordo com Calixto, essa será a primeira visita de estudantes à Justiça Federal de Pelotas no novo formato. “O contato entre os estudantes e as instituições sempre é proveitoso. Aos estudantes proporciona conhecer o dia a dia das rotinas da Justiça Federal, e para a instituição a possibilidade de se reinventar. Cria-se uma cultura de diálogo, permitindo que a instituição fique em contato com aqueles que serão os futuros operadores do Direito”. 

Na avaliação do juiz federal, a modalidade on-line é uma forma interessante de aproximação, visto a possibilidade de reunir um maior número de interessados na visita, o que não seria possível presencialmente devido à limitação do espaço físico. “O online, hoje, também permite que a troca de informações e experiências seja quase "instantânea".  

Para a coordenadora do curso de Direito, professora Ana Luiza Berg Barcellos, a oportunidade servirá para os estudantes conhecerem as estruturas das instituições, assim como os diferentes cargos públicos e funções exercidas nestes espaços. “Termos a chance de receber o compartilhamento das experiências por tais servidores, o que qualifica os acadêmicos para a futura atuação profissional e, sem dúvida, fará a diferença no desempenho da carreira jurídica que venham a eleger”. 

A atividade será direcionada a todos os estudantes do curso de Direito da UCPel, em especial para os ingressantes. Para acessar a sala do Google Meet, o acadêmico deverá usar o e-mail institucional gerado pela UCPel. 

 

Redação: Rita Wicth - MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?