Estudantes de Medicina da UCPel entregam alimentos arrecadados
17.03.2009 | 00:00
Estudantes de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) trocaram a tinta e a sujeira por ação. A recepção aos calouros foi correspondente à atitude que se espera de quem vai trabalhar pela vida: um trote solidário. Em parceria com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), os alunos arrecadaram 1,6 tonelada de alimentos e materiais de limpeza. A doação foi feita dia 17 à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Lar de Jesus e Lar Dona Conceição.
Nos dias 14 e 15, calouros e veteranos fizeram “blitzes” em cinco supermercados da cidade, totalizando 12 horas de arrecadação. “Como a Medicina trabalha com a vida, um bom início na Universidade é justamente ajudando outras pessoas”, disse o aluno do 2º ano, Vicente Barbosa Ortiz Filho.
A coordenadora pedagógica da APAE, Elenara Pinto Bandeira, agradeceu a doação que deve beneficiar os 170 estudantes da instituição. “Nossos alunos em geral são de nível sócio-econômico muito baixo e têm na APAE a principal refeição do dia. Nós só temos a agradecer e registrar nosso reconhecimento. É uma atitude que deve ser vista como exemplo, não só por substituir o ‘trote sujo’, mas por demonstrar a consciência que eles [os alunos] têm”, destacou.
A delegada do Simers em Pelotas, médica Gislaine Silveira de Vargas, prestigiou a entrega das doações. De acordo com ela, as causas do Sindicato se estendem também ao compromisso social dos futuros médicos. “Fico extremamente emocionada e gratificada em ver esse trabalho produtivo dos acadêmicos. Temos também a agradecer a colaboração de todas as pessoas que doaram. Bons profissionais, em qualquer área, não se fazem só com conhecimentos acadêmicos, mas com atitude”, disse.