Capacitação, responsabilidade e aptidão, foram características que concederam à Marcelo Prata, estudante do quarto semestre de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o título de TOP Estagiário 2008. O prêmio integra o 1º Fórum Nacional de Trainnes e Estagiários, realizado no mês de maio, em Gramado, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), que contemplou empresas destaques pela qualidade de programa de estágio e as melhores atividades apresentadas por estudantes.
O estagiário premiado participa do projeto Conexão, desenvolvido no Colégio São José, sob coordenação de Francisco Leiza. O trabalho é realizado desde 2007 e propõe-se a expandir as atividades do colégio para além do público interno, integrando pais de alunos e comunidade. “Nós queremos estreitar o contato dos alunos e do colégio com os pais, utilizando bem mais do que a agenda escolar para mandar recados”, afirma Marcelo.
O colégio que disponibilizava somente de um programa interno de rádio, conta agora com uma rádio online, um programa de televisão em canal aberto e por cabo, um jornal impresso e um site atualizado. Os programas são elaborados pela assessoria de comunicação do colégio. Em 2007 o projeto Conexão foi premiado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe), como destaque em comunicação e relacionamento.
A inscrição do estudante no fórum foi com o intuito de cumprir horas acadêmicas obrigatórias para a graduação no curso de Jornalismo. “Não esperava esse prêmio, foi uma surpresa. O mais importante é o reconhecimento nacional do nosso trabalho pelo CIEE”, afirma.
Para a constante realização de um bom trabalho, o TOP Estagiário dá a dica: “É preciso muita dedicação e estar cercado de pessoas que te incentivem e acreditem na tua produção”, afirma. Marcelo salienta também que o propulsor profissional mais eficaz é o gosto pela área de atuação.
O projeto Conexão já tem planos traçados. Segundo Marcelo, o aperfeiçoamento profissional e continuação da produção são focos para o desenvolvimento futuro do projeto. “A conquista do prêmio é incentivo para continuarmos trabalhando”, garante.

Marcelo é o melhor estagiário do Brasil na avaliação do CIEE