O acadêmico do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Gustavo Sousa, foi o único selecionado do Rio Grande do Sul para participar do programa Conhecendo o STJ, desenvolvido pelo Superior Tribunal de Justiça. A visita, que tem duração de cinco dias, busca oportunizar a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura e o funcionamento do Tribunal.
Com data para ocorrer entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2014, Gustavo deverá participar de sessões de julgamento, palestras sobre a jurisprudência do Tribunal, conhecer o funcionamento das unidades judiciárias e órgãos julgadores, bem como visitar as dependências da Corte. “Quero aproveitar ao máximo a visita para conhecer como ocorrem as sessões a que poucas pessoas têm acesso”, explica.
Conforme o acadêmico, a participação no programa também será uma excelente forma de ampliar sua rede de contatos e uma oportunidade única de conversar com os Ministros da Corte. “Durante a visita tentarei me aproximar de temas que englobem questões sobre o Direito Internacional, área que tenho interesse”, diz.
Gustavo conta que foi uma grata surpresa ver o seu nome entre os selecionados, visto que o programa oferece apenas 30 vagas para todo o Brasil, em duas edições ao ano. Para escolher os candidatos, o STJ avalia o semestre letivo em que o inscrito se encontra, a ordem de inscrição e, caso exista empate, a idade dos candidatos.
Desenvolvido pela Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal, o programa tem o propósito de aproximar cada vez mais a sociedade e o Tribunal da Cidadania, por meio da disseminação do conhecimento. A iniciativa também serve como uma forma de complementar o processo de ensino e aprendizagem, oferecendo aos estudantes noções teóricas e práticas sobre o dia a dia do STJ.