/ Notícias / Espaço Multiuso lota no 3º Seminário das Mídias Sociais
Espaço Multiuso lota no 3º Seminário das Mídias Sociais
12.06.2013 | 17:33 | #jornalismo #publicidade-e-propaganda
Espaço Multiuso lota no 3º Seminário das Mídias Sociais
Ao todo, foram 220 confirmados no evento no Facebook, mas o número de presentes no 3º Seminário de Comunicação – A influência das mídias sociais no cotidiano, realizado na noite desta terça-feira (11) no Espaço Multiuso da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), pode ter sido superado. Organizado pelos alunos do terceiro semestre dos cursos de Comunicação Social, o evento teve como palestrantes estudiosos e personalidades das mídias sociais.

A primeira a falar foi a professora da UCPel, Raquel Recuero, referência nacional no assunto. Ela discorreu acerca de um tema possivelmente não muito cogitado pelo público, mas que, durante a apresentação, se percebeu ser bastante corriqueiro – a violência nas redes sociais. Raquel demonstrou – baseada em teorização e dando exemplos práticos – como esta questão é frequente. Ela mostrou, por exemplo, prints de conhecidas páginas no Facebook, que são supostamente humorísticas, mas que, em sua maioria, tem conteúdo ofensivo. Além disso, ela comentou sobre o cuidado que se deve ter ao postar algo, pois isso, provavelmente, ficará na rede para sempre e poderá afetar muitas pessoas.

Em seguida, foi a vez da psicóloga e professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Rosária Sperotto. Ela abordou para o público seus estudos na geração pós anos 1990. Comentou aspectos como a alteração da estética da existência. “Se antes as mídias eram compartilhadas, passaram a ser individualizadas”, comentou, referindo-se ao fato de, atualmente, a maioria das pessoas terem seus próprios computadores e smartphones.

O terceiro a falar foi o secretário geral do PSOL e candidato a Prefeitura de Pelotas nas últimas eleições, Jurandir Silva. Ele, que fundamentou grande parte de sua campanha nas redes sociais, deu um enfoque político sobre o assunto. Falou, por exemplo, de como manifestações, protestos e passeatas podem ser facilmente combinadas pela rede, mas também como, muitas vezes, isso tira a dimensão real das coisas. Além disso, citou vários aspectos positivos que o Facebook agregou a sua vida política, como a proximidade com o eleitor.

Concluindo os discursos, o publicitário da Yes Propaganda, Franco Xavier, abordou a mudança do consumidor nesta nova era digital. Dando exemplos da sua própria empresa e de outras grandes marcas, ele mostrou que a relação do consumidor é muito mais direta com os produtos e que as redes sociais são um lugar tanto para saber a opinião do cliente, como para tentar lançar campanhas. Além disso, comentou que a resposta do consumidor vem de imediato e que uma das maiores importâncias para as empresas que estão nas redes – segundo ele, as que não estiverem não sobreviverão – é saber a sua reputação.

Foto: Marcel Ávila