/ Notícias / Escolas públicas e privadas da região poderão conhecer a UCPel
Escolas públicas e privadas da região poderão conhecer a UCPel

Escolas públicas e privadas de Pelotas e região poderão conhecer melhor os campi e os cursos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A partir de agosto, o projeto Check-In UCPel proporcionará um maior contato entre a Universidade e os alunos do terceiro ano do ensino médio.

O roteiro da visita abrange os Campus I e da Saúde, além do Laboratório de Morfologia. Os jovens poderão conhecer os espaços comuns da UCPel e as estruturas específicas de 12 cursos da instituição. São eles: Medicina; Direito; Odontologia; Enfermagem; Psicologia; Arquitetura & Urbanismo;  Fisioterapia; Biomedicina; Estética e Cosmética; Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Durante a visita, os estudantes terão amostras de momentos ativos de prática acadêmica e poderão sanar suas dúvidas quanto às profissões que desejam seguir. Informações sobre as possibilidades de ingresso na UCPel, incluindo as oportunidades de bolsa via Prouni, e o financiamento próprio via Fundação Dom Antônio Zattera também serão repassadas aos participantes.

Para o pró-reitor acadêmico, Ezequiel Megiato, esta é uma ótima oportunidade para que sejam estreitados os laços entre a universidade e os estudantes. “Queremos que a UCPel seja reconhecida como uma universidade aberta”, comenta, “é importante que o aluno da educação básica tenha uma visão maior sobre as profissões, sobre a formação, e com o Check-In podemos potencializar isso”, complementa.

A experiência de conhecer a infraestrutura e as atividades dos cursos de ensino superior também contribuem para que os estudantes possam enxergar a universidade como uma possibilidade acessível. “É incrível como, ainda hoje, o ensino superior parece ser uma coisa meio que enclausurada e não deveria ser assim”, declara Megiato. O pró-reitor também ressalta que a ação proporciona à UCPel a oportunidade de aprender com seus potenciais futuros acadêmicos, “queremos ouvir os seus anseios, perspectivas e necessidades para que possamos sempre ser uma universidade que esteja na vanguarda”, conclui.

As escolas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com o núcleo de Marketing e Comunicação da UCPel através do e-mail eventos@ucpel.edu.br

Redação: Caroline Albaini