/ Notícias / Enfermagem da Católica tem parecer favorável pelo MEC
Enfermagem da Católica tem parecer favorável pelo MEC
30.07.2008 | 00:00
Enfermagem da Católica tem parecer favorável pelo MEC
O curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu do Ministério da Educação (MEC) parecer favorável quanto ao reconhecimento da graduação. A avaliação rendeu nota 4,0, numa escala de 1,0 a 5,0. Agora, a UCPel aguarda a portaria do Ministério que homologa o reconhecimento. 

A qualificação do corpo docente e as atividades práticas realizadas pelos acadêmicos foram dois dos principais aspectos destacados durante a visita in loco feita pelos avaliadores do Ministério, Maria Liz de Oliveira e Iraíldes Juliano, entre os dias 26 e 28 de junho.

Para a coordenadora, professora Clair de Souza Zamo, o resultado é fruto de um trabalho dirigido a atender às exigências de assistência de saúde à população. “Este curso está embasado em princípios teórico-filosóficos e conceituais nos diferentes níveis de atenção à saúde, articulados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Deste modo, a formação dos enfermeiros é voltada para suprir as necessidades da sociedade em que se insere”, comentou.

Iniciado em fevereiro de 2006, o curso teve avaliadas as condições da instituição, do projeto político-pedagógico, do corpo docente, da organização didático-pedagógica, dos recursos de laboratório e de seu acervo bibliográfico. A interdisciplinaridade proporcionada pelo envolvimento da Enfermagem com os demais cursos do Centro de Ciências da Vida e da Saúde e a inserção dos estudantes no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) também foram elogiadas.

 “O reconhecimento do curso garantirá ao acadêmico o registro do diploma de enfermeiro junto ao MEC e ratificará a qualidade do ensino desenvolvido na Universidade Católica, sempre comprometida com a ética, a ciência e a humanização, em sua função social e cristã”, complementou Clair.

Sobre o curso
Com o respaldo de laboratórios, projetos de extensão e pesquisas de iniciação científica, o estudante de Enfermagem da UCPel pode participar de uma gama de atividades que complementam com qualidade sua formação profissional.

O curso dispõe de, no mínimo, 200 horas de práticas complementares. Nos oito semestres que compõem a formação do profissional são desenvolvidos conteúdos e disciplinas que, além de proporcionar a formação básica, capacitam também à licenciatura. Ou seja, o acadêmico da graduação na UCPel forma-se como bacharel e está apto também a exercer funções de professor nos ensinos regular e técnico.

A graduação conta com um corpo docente de 25 professores. Seis deles são doutores, onze têm titulação de mestres e oito especialistas. Atualmente, existe o cadastro de 108 alunos matriculados.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?