O programa tem a intenção de fomentar iniciativas inovadoras. O Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) as têm. As oito empresas em fase de pré-incubação pela Universidade devem candidatar-se para o Programa Primeira Empresa (Prime), criado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), que destina até R$ 120 mil por empreendimento. A verba é não-reembolsável, e pretende impulsionar empresas nascentes.
A UCPel participou no dia 06 da reunião da Rede Gaúcha de Incubadoras e Parques Tecnológicos do Rio Grande do Sul (Reginp), que apresentou a proposta. De acordo com o coordenador administrativo do Ciemsul, Antônio Augusto Lobato, o projeto seleciona empreendimentos incipientes, que tenham produtos ou serviços inovadores. “Nosso grupo tem bastante chance. Estamos bem entusiasmados”, disse, ao salientar que esses requisitos são os mesmos exigidos pelo Centro para o acolhimento de uma empresa.
Para Lobato, o Prime vem ao encontro da proposta do Ciemsul, que é de incentivar um negócio inovador. “Representa um avanço muito grande, uma oportunidade para um pequeno empreendedor ter êxito no seu negócio. Aquela idéia um tanto vaga que ele tinha até então, passa a ganhar forma com o apoio de um órgão de fomento para que ele tenha chance de competir no mercado mais adiante”, concluiu.
A seleção será feita pela incubadora Raiar, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pelo Centro de Empreendimentos em Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 220 empresas podem ser contempladas no estado. A divulgação preliminar dos aprovados será em 29 de maio.
O Prime
O recurso do Prime deverá ser utilizado para custear recursos humanos qualificados e serviços de consultoria especializada em estudos de mercado, serviços jurídico, financeiro, certificação, custos, entre outros, além do pró-labore de até dois sócios.
Poderão candidatar-se empresas que exerçam qualquer atividade, mas que sejam inovadoras. As empresas devem ter até 24 meses de existência.
A seleção das empresas para receberem os recursos do Prime será feita em um processo que possui três fases, todas eliminatórias. A primeira fase consiste na Proposta Simplificada, um plano de negócios que os incubados da UCPel já desenvolvem.