/ Notícias / Egresso da UCPel participa de evento do Comitê Gestor da Internet no Brasil
Egresso da UCPel participa de evento do Comitê Gestor da Internet no Brasil
30.11.2015 | 19:42 | #direito
Egresso da UCPel participa de evento do Comitê Gestor da Internet no Brasil
Formado em agosto do ano passado em Direito pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Otávio Iost Vinhas, 24 anos, participou, como bolsista do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), do Fórum de Governança da Internet (Internet Governance Forum - IGF 2015). O evento ocorreu de 10 a 13 de novembro, em João Pessoa, e era relativo à agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Governança da Internet.

Vinhas participou de um programa fomentado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil que tem a proposta de formar uma nova geração de líderes da Internet na América Latina e Caribe. Para ser selecionado, respondeu a um questionário e elaborou um texto técnico sobre a importância da Internet para o desenvolvimento sustentável. Ele foi um dos 73 jovens escolhidos para participar, como bolsista, do IGF 2015.

No evento, o grupo do qual fazia parte elaborou a Declaração da Juventude, a partir da criação de conteúdo para o engajamento e a participação do público jovem nas discussões sobre o tema. Segundo Vinhas, a intenção é promover um Observatório ligado ao assunto para tornar a voz da juventude efetiva no debate. Além de apresentar a Declaração, o grupo esteve presente nos painéis de discussão do Fórum.

Vinhas já havia realizado seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) relacionado ao tema da Internet. "Não é um caminho intuitivo na área do Direito, mas descobri um mundo muito maior e procurei ampliar meu campo de estudos", disse. A intenção é dar continuidade à pesquisa em um curso de mestrado.

O IGF é um espaço democrático e transparente que viabiliza debates sobre questões de políticas públicas relativas a elementos importantes da governança da Internet. No encontro em João Pessoa, foram tratados temas como cibersegurança e confiança; economia da Internet; inclusão e diversidade; abertura de acesso; reforço da cooperação multissetorial; a Internet e os Direitos Humanos; recursos críticos da Internet e questões emergentes.

Comitê
O Comitê Gestor da Internet no Brasil tem a atribuição de estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil e diretrizes para execução do registro de Nomes de Domínio, alocação de Endereço IP (Internet Protocol) e administração pertinente ao Domínio de Primeiro Nível ".br". O Comitê também promove estudos e recomenda procedimentos para a segurança da Internet, propõe programas de pesquisa e desenvolvimento que permitam a manutenção do nível de qualidade técnica e inovação no uso da Internet.

* Na foto, Otávio Vinhas com Vint Cerf, vice-presidente do Google e um dos fundadores da internet, durante o IGF 2015