/ Notícias / Egresso da Publicidade terá trabalho exposto na Alemanha
Egresso da Publicidade terá trabalho exposto na Alemanha
08.08.2014 | 10:29 | #publicidade-e-propaganda
Egresso da Publicidade terá trabalho exposto na Alemanha
O publicitário Éder Suria, formado na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em 2009, terá um trabalho de sua autoria incluso numa exposição do Museum of Arts and Crafts Hamburg, o Museu de Artes e Ofícios de Hamburgo, na Alemanha. A mostra, intitulada Sports Shoe Design, é voltada ao design contemporâneo de calçados esportivos e deve ocorrer no mês de setembro.

As peças publicitárias a serem expostas foram produzidas originalmente em 2012, quando Suria fez um trabalho para a agência de publicidade Borghi/Lowe, de São Paulo, por indicação do colega Anderson Couto. A proposta era desenvolver uma arte para a empresa de artigos esportivos Asics. A partir de um esboço, Suria produziu dois anúncios com o slogan Sound mind, sound body, traduzido como “Mente sã, corpo são”. “A ideia era mostrar imagens em que as pessoas deixam para trás o que faz mal ao seu corpo”, explicou o publicitário.

Suria foi o responsável pela ilustração, à mão, e pela pintura, feita de forma digital. Na ocasião, ele trabalhou com os profissionais Daniel Massih, Lindsei Barros, Fernando Nobre e José Borghi. As peças produzidas foram enviadas para a revista americana Archive – uma das principais referências no mundo do design – e publicadas no volume 05 do periódico naquele ano.

Segundo Suria, tanto a publicação quanto o convite para a exposição internacional chegaram de forma inesperada. “Foi uma ótima surpresa. Estou sempre me atualizando e pesquisando muito sobre o que está acontecendo na minha área, mas fiz esse trabalho sem essa pretensão. Principalmente para nós, profissionais do interior, que não estamos acostumados com esse reconhecimento maior”, comentou.

Xavante de coração, o publicitário bem que gostaria de ver suas imagens expostas ao vivo e aproveitar para visitar o país que leva as cores vermelho e preto em seu uniforme de futebol. Mas, a viagem à Alemanha ficará para uma próxima oportunidade.

Carreira
Suria formou-se em Desenho Industrial, em 2001, pelo então Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET/RS). Na UCPel, graduou-se em Publicidade e Propaganda, em 2009. No ano seguinte, fez o curso de Pintura Digital na Escola Melies – Cinema e Animação 3D, em São Paulo. Aos 30 anos de idade, o publicitário já trabalhou na Agência Experimental de Publicidade (Agente/UCPel), em projetos de produtoras de Porto Alegre e, atualmente, trabalha na área de vídeo.