/ Notícias / Educat lança obra sobre unificação no Português
Educat lança obra sobre unificação no Português
13.08.2008 | 00:00
Educat lança obra sobre unificação no Português
A sugestão é que as mesmas normas ortográficas sejam seguidas em todos os países que têm o Português como idioma padrão. Na prática, porém, a adoção do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa pode confundir a população em alguns aspectos. Para minimizar os efeitos desta brusca transformação, a Editora da Universidade Católica de Pelotas (Educat) lança, em agosto, o livro “A Ortografia Unificada da Língua Portuguesa”.

Organizado pelo professor Wallney Joelmir Hammes, o manual traz as regras básicas necessárias para a adaptação ao novo contexto na grafia, acentuação e hifenização.
Para os portugueses, a retirada das consoantes mudas “c” e “p” em palavras como “adopção” e “afectivo” é o que deve causar mais polêmica, uma vez que a pronúncia inalterada pode confundir. Já no Brasil, as dúvidas podem surgir, por exemplo, na hora de escrever palavras que hoje contém acento diferencial. Se o agudo que distingue o verbo “pára” da preposição “para” sairá de cena, “pôr” e “pôde” continuam com a acentuação válida. Alterações embaraçosas, segundo Hammes.

“De qualquer forma, teremos de nos acostumar. Porém, creio que a unificação, além de não atingir o objetivo pretendido de tornar a escrita da língua igual para falantes do português de todo o mundo, irá custar um preço alto demais para uma reforma de tão pouca significância”, afirmou o professor, referindo-se à substituição de livros e dicionários no mercado editorial que, com o tempo, se tornará obrigatória.

Embora o lançamento oficial do livro “A Ortografia Unificada da Língua Portuguesa” esteja marcado apenas para o dia 14 de agosto, às 18h, a obra já está disponível para venda na Educat. A livraria fica no saguão do Campus I da Católica (rua Gonçalves Chaves, 373).
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?