/ Notícias / Ecologia e Biologia integram ação pelo Pontal da Barra
Ecologia e Biologia integram ação pelo Pontal da Barra
29.03.2012 | 14:15
Ecologia e Biologia integram ação pelo Pontal da Barra
A ação é para chamar a atenção da comunidade. No domingo (1º), instituições ligadas à preservação do meio ambiente estarão reunidas na praia do Laranjal desde as 8h para o Movimento Pontal Vivo. Os cursos de Ecologia e Biologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estarão presentes no manifesto, que busca reivindicar a proteção do Pontal da Barra.

Estudantes da UCPel marcarão presença na atividade empunhando faixas, distribuindo informativos e tirando dúvidas. O Museu de História Natural da Universidade também estará presente.

De acordo com os especialistas, a área é considerada de fundamental importância para a conservação da biodiversidade e do patrimônio arqueológico da região. O Movimento Pontal Vivo surgiu para divulgar a necessidade de cuidado com o lugar, berço de ecossistemas prioritários. “Há espécies ameaçadas que só ocorrem no Pontal”, alertou o professor da disciplina de Biologia da Conservação, Maycon Gonçalves.

De acordo com o Movimento Pontal Vivo, a principal função do local é o controle hidrológico da região e a manutenção de diversas espécies animais. O estabelecimento de loteamentos no local levaria a aterramento, drenagem e canalização dos banhados, afetando negativamente a biodiversidade local.

O aterramento provocaria risco de enchentes e alagamentos na área de entorno devido à perda da função de “efeito esponja” desempenhada pelos banhados. Perda de habitat e redução das populações de flora e fauna nativa, além de destruição de sítios arqueológicos também são argumentos levantados pelo grupo.

O Pontal Vivo é realizado por ecólogos, biólogos, estudantes e órgãos ambientais da região.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?