/ Notícias / Dom Ricardo Hoepers é eleito novo secretário da CNBB
Dom Ricardo Hoepers é eleito novo secretário da CNBB

Na 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, bispo do município de Rio Grande, diretor e professor do Instituto de Formação Humanística da Universidade Católica de Pelotas (ISFH/UCPel), foi eleito secretário-geral da instituição.

Pelos próximos quatro anos, Dom Ricardo atuará articulando, dinamizando e administrando todo trabalho da CNBB em nível nacional. Cabe ao secretário-geral a condução de todos os trabalhos da assembleia geral e dos conselhos permanente e episcopal pastoral, bem como a presidência das edições da conferência.

Pelo trabalho na CNBB exigir dedicação integral, Dom Ricardo precisará deixar a UCPel, onde atua desde 2016. “É uma dor no coração, porque tenho muito apreço e muito carinho pela instituição”, comenta.

Sentimento de gratidão

A atuação na universidade, segundo Dom Ricardo, fez muita diferença em sua vida e em seu trabalho. “Desde o princípio, nosso reitor e nosso chanceler abriram as portas da UCPel e eu tive a honra de participar desta comunidade acadêmica”. Comunidade esta que acredita ter sido de grande influência no novo caminho a ser trilhado. “A UCPel me deu a oportunidade de ter um horizonte mais amplo de vida e de conhecimento, então, com isso, fica o meu agradecimento profundo e minha eterna gratidão”.

Agradecimentos também não faltam por parte da UCPel. O reitor José Carlos Pereira Bachettini Júnior define Dom Ricardo como uma figura admirável e uma grande liderança. “Nestes sete anos de convivência, cresceu a admiração à pessoa, ao professor, ao diretor e ao padre”, comenta. “Sua palavra sábia e seu largo sorriso deixarão saudades”, conclui.

Conheça Dom Ricardo Hoepers

Natural da cidade de Curitiba, no Paraná, Dom Ricardo Hopers foi ordenado sacerdote em 1999 pelo arcebispo Dom Pedro Fedalto. Nomeado bispo da Diocese do Rio Grande pelo Papa Francisco, em 2016, atua como diretor do Instituto de Formação Humanística da UCPel desde 2017.

Academicamente, possui mestrado e doutorado em Teologia Moral pela Accademia Alfonsiana, Roma, Itália; mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; especialização em Bioética pela Faculdade São Camilo, São Paulo; especialização em Linguagem e Catequese Especial, Instituto Monsenhor Raspanti, Argentina; e graduação em Teologia pelo Studium Theologicum e em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná.

Redação: Caroline Albaini