/ Notícias / Dom Jacinto preside Missa de Envio para a Jornada Mundial da Juventude
Dom Jacinto preside Missa de Envio para a Jornada Mundial da Juventude
Dom Jacinto preside Missa de Envio para a Jornada Mundial da Juventude
Um par de tênis, bonés, óculos, celulares, mantas, garrafa térmica, violão e outros objetos pessoais foram deixados junto à cruz durante a Missa de Envio, presidida pelo arcebispo Dom Jacinto Bergmann na manhã deste sábado (20). A celebração eucarística, que ocorreu no Seminário São Francisco de Paula, reuniu jovens da Arquidiocese de Pelotas que irão à Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Na ocasião, Dom Jacinto lembrou que existem inúmeros jovens que ainda precisam ser evangelizados, falou sobre o processo de preparação para o encontro, mencionou a confiança dos papas Bento XVI e Francisco na juventude e pediu aos jovens da Arquidiocese de Pelotas atitudes transformadoras. “Deve ser uma semana de intensidade enorme”, adiantou.

O arcebispo, durante a homilia, trouxe trechos da carta encíclica Lumen Fidei, escrita pelos dois papas. Diz o documento que os jovens mostram a alegria da fé e o compromisso em viver uma fé cada vez mais sólida e generosa. “Os jovens têm o desejo de uma vida grande. O encontro com Cristo, o deixar-se conquistar e guiar por Seu amor, alarga o horizonte da existência. Dá esperança firme, que não desilude. A fé não é um refúgio para gente sem coragem, mas a dilatação da vida”, leu o arcebispo.

Dom Jacinto pediu aos jovens que tragam três elementos para a Arquidiocese de Pelotas: mais sinceridade, mais honestidade e mais justiça. Isso porque parece que os adultos, muitas vezes, preocupam-se com aparências, agem para se aproveitar e se colocam em primeiro lugar. “Chega disso. Porque vocês têm um coração dilatado por Cristo. Vocês são Evangelho vivo. Mudem! Mudem essa nossa sociedade que não é mais sincera, que não é mais honesta, que não é mais justa. Precisamos de homens e mulheres novos”, conclamou.

Integrante da Paróquia Santo Cura d’Ars, Mirele Serpa, 19, prepara-se para ir à JMJ, esperando calor humano. Para ela, vai ser como recomeçar. “Acho que vou sentir Deus de uma maneira que não senti ainda”, contou.

Durante a tarde do sábado, o encerramento da Semana Missionária em Pelotas ocorreu na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com oficinas culturais e mateada. O grupo da Arquidiocese de Pelotas embarca rumo à JMJ neste domingo.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?