/ Notícias / Divulgados programas e projetos de extensão 2022 da UCPel
Divulgados programas e projetos de extensão 2022 da UCPel

Uma universidade cada vez mais presente na vida das pessoas em 2022. É assim que a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) confirma a vocação comunitária ao aprovar 47 projetos/programas de extensão que serão executados em 2022. As propostas envolvem ações em várias áreas, como educação, saúde, empreendedorismo, justiça, patrimônio, entre outras.

Do total de propostas apresentadas foram aprovados 10 programas e 37 projetos de extensão, sendo 28 novas ações. Segundo o pró-reitor Acadêmico, professor Ezequiel Megiato, o número de propostas aprovadas - maior do que em 2021, é resultado de uma construção coletiva, e, também, da aposta da universidade na extensão como um importante pilar institucional. “A Universidade Católica é da comunidade e está na rua”, diz Megiato.

De acordo com o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), Fábio Castro Neves, a retomada presencial dos projetos/programas beneficia tanto os alunos quanto a comunidade. “As ações presenciais atingem as pessoas que não têm acesso aos ambientes digitais e ao mesmo tempo o aluno pode ter uma troca maior do que na forma on-line”, explica Neves.

A Comissão Permanente de Extensão está analisando como serão apresentados os projetos/programas de 2022 à comunidade. As ações estão previstas para iniciarem a partir de 21 março.

Projetos/programas aprovados

Maquetaria Digital;

Atenção Materno Infantil nos Serviços de Saúde da UCPel;

Programa de Apoio às Práticas Patrimoniais;

Núcleo de Extensão, Ensino e Pesquisa Relações Étnico-Raciais UCPEL( NEEPRER- UCPEL);

Núcleo de Atendimento à Pessoa Autista - NAPA;

PECLID - Programa Educando para a Cidadania - Leitura e Inclusão Digital;

Projeto de Educação, Motivação e Valorização da Saúde Bucal em Escolares - (PEX EMOVA UCPEL)

Projeto Adolescer;

Programa PICs;

Núcleo de Boas Práticas - Gestão Empresarial, Tributária, Trabalhista e Previdenciária (GITTP);

Clínica de Atendimento Jurídico aos Imigrantes e Refugiados (CAJIR);

Crescer - Projeto de Atenção Integral à Saúde da Criança;

SensibilizARTE;

Mateus 25:36;

Rastreio da Realização de Exame Citopatológico e a relação com o câncer de colo de útero;

Ambulatório de Homeopatia para Tabagistas;

Fumo Zero;

O Cuidado é o Segredo;

Avaliação da Colonização do Estreptococo do Grupo B em Gestantes Atendidas nos Ambulatórios de pré-natal da UCPel;

Direito na Rua;

Quanto Custa o Seu Negócio?;

Pacientes Jurídicos;

Saúde na Sala de Espera;

Aprendizagem uma Questão de Saúde Pública;

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal;

Sistemas de Desinfecção por Ultravioleta;

Qualificação das Políticas Penais em Pelotas e na 5ª Região Penitenciária do Rio Grande do Sul;

Projeto Salvar;

VI-VENDO: Teste de Acuidade Visual para Escolares de 5 a 14 anos;

Atenção Odontológica Hospitalar;

Engenharia Civil Integrada à Comunidade;

Projeto Computação nas Escolas;

Descomplicando à Anatomia;

Balcão do Consumidor;

Mesa Sectra: Instrumento para Educação e Dissecação em 3D;

Saúde Mental na Atenção Básica;

ADESÃO – Fortalecimento das Ações de Controle da Tuberculose;

Núcleo de Direito e Participação Popular: Cidade e Campo (NuDiPP);

Ações Comunitárias - Divulgando Conceitos Básicos em Saúde;

Confecção de Simuladores Acadêmicos para Sutura com Materiais Poliméricos Biocompatíveis de Baixo de Custo;

Programa de Cuidados na Doença Renal Crônica;

Saúde Fora do Consultório;

Ciemsul;

IFMSA Brazil UCPel;

Sala de Espera UCPel;

Projeto Epidemia; e,

Projeto Raça como Determinante de Saúde e Adoecimento.

Redação: Alessandra Senna