O Rally da Comunicação Total do curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) conheceu seus campeões na sexta-feira (06), durante a cerimônia de premiação realizada no Espaço Multiuso do Campus II. Dentre as três equipes concorrentes a vencedora foi a verde, que desenvolveu a campanha denominada Reviral.
A grande campeã da noite manteve no anonimato a sua campanha até o momento da apresentação. De acordo com coordenador da equipe, Matheus Peluffo, eles encararam o Rally como se fossem uma agência real, por isso decidiram manter o sigilo de todas as suas ações. De acordo com o público alvo proposto pelo briefing, desenvolveram sua campanha baseando-se na ideia de que cada pessoa é única, com uma ideia de movimento e qualidade de vida particular.
Além das propostas para mídias sociais, VTs e campanhas publicitárias, a equipe verde também elaborou um aplicativo que consistiria em um ambiente para facilitar encontros, que pudessem prosseguir em outros locais através da realização de alguma atividade diferente. Segundo Matheus, a união foi fundamental para a realização da campanha. “Conseguimos nos unir e fazer uma campanha bem completa e consistente” comenta.
A Equipe Azul propôs a campanha de comunicação Transmova-se, utilizando as mídias sociais e internet para incentivar a prática de esportes. O aluno de Publicidade e Propaganda, Rafael Costa, conta que primeiramente foi realizada uma pesquisa para saber quem seria esse público alvo e que características possuíam. O diferencial do grupo foi a proposta de aplicativo denominado movimentapp, que consistirá em mapear os locais que os usuários praticam esportes.
Já a Equipe Vermelha trabalhou com a temática do esporte e da vida saudável. A campanha LivreMenteLeve almejou atingir também o público externo, visando promover a UCPel, cliente do briefing. De acordo como o estudante de Jornalismo, Henrique Massaro, a campanha buscou uma ‘quebra na rotina’.
O diferencial da equipe foi sua página no Facebook, que continha o apoio de pessoas conhecidas do jornalismo, como Rodaika Daudt, apresentadora do programa Patrola, e Matheus Pereira, também da RBS TV, além de integrantes do grupo Tholl e declarações de esportistas. A campanha buscou valorizar a prática de esportes alternativos, como yoga, slackline, etc, que foram ofertados para os acadêmicos do curso.
Avaliação
A avaliação dos trabalhos ficaram sob responsabilidade dos publicitários Gisele Treptow e Laura Vianna, da Agência Incomum, Franco Xavier da Yes Propaganda, do egresso da UCPel, Matheus Heberlê, Gustavo Barbosa, empresa Trópico e Cleiton Decker da Assessoria de Comunicação e Marketing da UCPel.
Para compor a avaliação foram pontuados conceitos como adequação da campanha ao briefing, público-alvo, exposição da campanha, apresentação para os jurados, lançamento, assessoria de imprensa, estratégias e meios, spot ou jingle de 30 segundos, mídia digital, criatividade, identidade visual, VT 30 segundos, moda, figurino da campanha, persuasão da campanha e encantamento.
Junto à premiação oficial com medalhas e certificados, os campeões receberam do Clube dos Criativos uma carteirinha de sócio para cada membro da equipe. A loja Trópico, parceira do evento, ofereceu um skate para a equipe campeã, que também ganharam mensalidade na academia do Parque.
O Rally tem como propósito dar aos alunos uma noção de como é o mercado de trabalho e desvendar talentos desconhecidos, além de promover a integração entre os acadêmicos. Este ano, além dos estudantes de Comunicação – Jornalismo e Publicidade e Propaganda –, os alunos dos cursos de Moda também participaram.
O Rally é promovido pelos alunos do sétimo semestre de Comunicação Social, na Disciplina de Projeto Experimental I, sob orientação dos professores Cristina Porciúncula, Jairo Sanguiné, Milene Sacco e Margareth Michel.