/ Notícias / Disciplina de Introdução à Comunicação proporciona primeiro contato de alunos com o mercado
28.06.2013 | 14:44 | #jornalismo #publicidade-e-propaganda
Na disciplina de Introdução a Comunicação, alunos do primeiro semestre dos cursos de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) devem ter o primeiro contato com os meios de comunicação e com o mercado de trabalho. Assim, grupos de estudantes visitaram, durante o semestre, a Rádio Universidade (RU), a TV Pampa e o Grupo VIP.

Os alunos Eduardo Rosa, Paulo Centeno e Rafael Sodré, foram recebidos pelo diretor administrativo da RU, Alcides Ribeiro, que respondeu perguntas sobre a estrutura, história, posição no mercado e perspectivas para o futuro da rádio. Além disso, ele mostrou aos alunos o funcionamento da emissora e incentivou-os a prosseguir e lutar pelo reconhecimento no Jornalismo.

Já o grupo formado pelos estudantes Joel Fonseca Júnior, Izadora Souza, Fernando Rascado, Jéssica Tissot e Francisco Alves dividiram seu trabalho em duas partes. Primeiramente, foi feito um referencial teórico do telejornalismo no Brasil, abordando os principais momentos cronologicamente. “Definimos, com base em autores, o que é notícia e explicamos as funções de cada equipe: de produção e técnica, e seus respectivos profissionais”, conta Joel.

Em seguida, eles visitaram a TV Pampa de Pelotas, onde foram recepcionados pelo produtor executivo e aluno da UCPel, Rafael Alvarez, que mostrou a eles  toda a estrutura da emissora na cidade. Além disso, explicou-os a função de cada profissional dentro de seu setor, seja redação, produção ou departamento comercial.

Outro grupo foi formado pelos alunos Juliano Soares, Isabelle Lopes, Mariana Freitas e Priscila Vasconsellos. Elas estiveram no Grupo Vip, onde conheceram as instalações, ficaram sabendo como são divididas as funções por setores, e o que cada setor é responsável por fazer. Depois, um integrante de cada setor explicou qual era a sua função e dos demais. Os alunos compreenderam que cada setor depende de outro para que o Jornal Vip fique pronto.