O curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove, neste sábado (31), uma nova edição do projeto Direito na Rua, no bairro Sítio Floresta. A ação será realizada das 9h às 12h, na Paróquia Operários de Cristo, com o objetivo de oferecer orientação e assistência jurídica gratuita à comunidade local.
Alunos extensionistas e professores do curso estarão à disposição para atendimentos, esclarecimento de dúvidas e realização de triagens para possível ajuizamento de ações. Além da equipe de Direito, também participarão da atividade assistentes sociais e estagiárias do curso de Serviço Social da UCPel.
Para a professora Ana Paula Dittgen, coordenadora do projeto, a ação tem um impacto significativo para a comunidade. “Por se tratar de um bairro afastado da região central, onde o acesso à advocacia gratuita muitas vezes é limitado, iniciativas como essa aproximam os serviços jurídicos da população”, destaca.
Ela também ressalta o valor pedagógico da atividade. “É uma oportunidade enriquecedora para os alunos, pois promove a integração entre teoria e prática, além de fortalecer a conexão entre universidade e comunidade”, conclui.
Redação Betânia Bierhals