Direito da Católica inova em avaliação multidisciplinar dos alunos
09.10.2007 | 00:00
O curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) iniciou no sábado (6) um processo de Avaliação Multidisciplinar (Diagnóstico de Aprendizagem). É uma proposta inovadora, que tem por objetivo principal elevar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, que funciona como sistema independente da avaliação convencional. Alunos do terceiro semestre participaram de provas discursivas e de múltipla escolha.
De acordo com o diretor da Escola de Direito, Rubens Bellora, a atividade pode servir de base para o diagnóstico do processo curricular como um todo, autocríticas, correções de rumos, reorientações pedagógicas, entre outras. “Acredita-se que a ciência do aluno de que será avaliado, de forma cumulativa, algumas vezes ao longo do desenvolvimento curricular, associada a um trabalho pedagógico de conscientização da necessidade de uma dedicação mais permanente e aprofundada do estudo, resultará em uma elevação do nível de sua aprendizagem”, disse.
As questões das avaliações versam sobre a aprendizagem básica ou essencial, da mesma forma como se fizeram até o momento as avaliações do Ministério da Educação e o chamado Exame da Ordem. Para aprovação no exame, o aluno deve atingir 50% da média dos graus obtidos pelos estudantes do respectivo semestre. O processo de avaliação multidisciplinar é coordenado diretamente por uma comissão constituída de professores e pedagogos.