/ Notícias / Desenvolvimento em Piratini é tema de Aula Inaugural
Desenvolvimento em Piratini é tema de Aula Inaugural
31.07.2008 | 00:00
Desenvolvimento em Piratini é tema de Aula Inaugural

Os futuros administradores da cidade de Piratini começaram as aulas ontem (30) conhecendo um pouco mais sobre o panorama econômico da região. O curso de Administração da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em Piratini promoveu Aula Inaugural no município, com palestra do coordenador do Instituto Técnico de Pesquisa e Assessoria (Itepa) da Católica, professor Erli Massaú.

O palestrante apresentou dados que revelaram o salto em crescimento econômico que a região de Piratini sofreu na última década, entre 1995 e 2005. De acordo com ele, o Produto Interno Bruto (PIB) do município cresceu 259% neste período, o que caracterizou uma expansão fora do comum. “É um crescimento que ocorre em poucos municípios, e mostra que Piratini tem potencial para crescer. Claro que, nos próximos dez anos o salto não será o mesmo, pois o município já não é tão pobre quanto era em 1995”, avaliou.

Para o economista, os investimentos que surgem na região sul, principalmente por meio do pólo naval, devem trazer consigo o aumento da riqueza dos 29 municípios, desde que haja políticas municipais condizentes para aproveitá-los. No entanto, segundo ele, não basta apenas que o PIB aumente: é preciso que haja desenvolvimento econômico, que provém da divisão desta riqueza.

Durante a palestra, Massaú também apresentou aos calouros e comunidade presente alguns conceitos para a melhor compreensão econômica da região.

Palestra deu início às aulas de Administração
A secretária municipal de educação de Piratini, Rosana da Silveira Manetti, destacou que o governo municipal, juntamente com a Associação Educacional Piratiniense, dedicou-se a trazer o curso para o município. “Sabemos que os cursos da UCPel têm consistência, conteúdo, e preparam o profissional. Não nos arrependemos de acreditar na Universidade Católica”, disse. De acordo com ela, muitos professores da rede municipal em Piratini foram formados pela UCPel. “Temos como assinar embaixo”, salientou.

Para a presidente da Associação Educacional Piratiniense, Sibele Farias, a demanda pelo curso de Administração foi o fator motivacional para a implantação. “Para o município representa muito, pois temos muitas empresas. A Católica é uma universidade séria, que sempre nos atendeu”, avaliou.

A proposta do curso em Piratini facilita os estudos para os futuros universitários. Para a caloura Caroline Hellwig, 19 anos, ter o curso em sua cidade colabora para diminuir as despesas. Pensando em tentar o vestibular para o curso em Pelotas, ela comemorou a vinda para Piratini. “Facilita em tudo. Não precisamos viajar, ficamos em casa, com menos despesas. É tudo mais acessível”, disse. As expectativas da futura administradora são de que o curso todo seja interessante. “Já começou bem estruturado”, avaliou. Para a colega Tiellen Cardoso, 18 anos, a idéia é a mesma. “Vai ser até mais organizado do que eu esperava”, comentou.

Gestores competentes
Para o coordenador do curso, professor Elói Tramontin, a universidade se empenha em trabalhar em prol do desenvolvimento da comunidade em que está inserida. “Piratini e região precisam de gestores competentes, comprometidos e éticos, para contribuir com o desenvolvimento do município e a melhora da qualidade de vida daqueles que vivem aqui. A educação é muito importante nesse processo”, disse.

admpiratinioito.jpg
Economista Erli Massaú palestrou



admpiratiniquatro.jpg
Público compareceu ao evento


admpiratinicinco.jpg
Prof. Elói Tramontin saudou os alunos

admpiratiniseis.jpg
Presidente da Associação Educacional Piratiniense, Sibele Farias

admpiratinium.jpg
Turma de Administração - Piratini

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?