Os futuros administradores da cidade de Piratini começaram as aulas ontem (30) conhecendo um pouco mais sobre o panorama econômico da região. O curso de Administração da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em Piratini promoveu Aula Inaugural no município, com palestra do coordenador do Instituto Técnico de Pesquisa e Assessoria (Itepa) da Católica, professor Erli Massaú.
O palestrante apresentou dados que revelaram o salto em crescimento econômico que a região de Piratini sofreu na última década, entre 1995 e 2005. De acordo com ele, o Produto Interno Bruto (PIB) do município cresceu 259% neste período, o que caracterizou uma expansão fora do comum. “É um crescimento que ocorre em poucos municípios, e mostra que Piratini tem potencial para crescer. Claro que, nos próximos dez anos o salto não será o mesmo, pois o município já não é tão pobre quanto era em 1995”, avaliou.
Para o economista, os investimentos que surgem na região sul, principalmente por meio do pólo naval, devem trazer consigo o aumento da riqueza dos 29 municípios, desde que haja políticas municipais condizentes para aproveitá-los. No entanto, segundo ele, não basta apenas que o PIB aumente: é preciso que haja desenvolvimento econômico, que provém da divisão desta riqueza.
Durante a palestra, Massaú também apresentou aos calouros e comunidade presente alguns conceitos para a melhor compreensão econômica da região.
Palestra deu início às aulas de Administração
A secretária municipal de educação de Piratini, Rosana da Silveira Manetti, destacou que o governo municipal, juntamente com a Associação Educacional Piratiniense, dedicou-se a trazer o curso para o município. “Sabemos que os cursos da UCPel têm consistência, conteúdo, e preparam o profissional. Não nos arrependemos de acreditar na Universidade Católica”, disse. De acordo com ela, muitos professores da rede municipal em Piratini foram formados pela UCPel. “Temos como assinar embaixo”, salientou.
Para a presidente da Associação Educacional Piratiniense, Sibele Farias, a demanda pelo curso de Administração foi o fator motivacional para a implantação. “Para o município representa muito, pois temos muitas empresas. A Católica é uma universidade séria, que sempre nos atendeu”, avaliou.
A proposta do curso em Piratini facilita os estudos para os futuros universitários. Para a caloura Caroline Hellwig, 19 anos, ter o curso em sua cidade colabora para diminuir as despesas. Pensando em tentar o vestibular para o curso em Pelotas, ela comemorou a vinda para Piratini. “Facilita em tudo. Não precisamos viajar, ficamos em casa, com menos despesas. É tudo mais acessível”, disse. As expectativas da futura administradora são de que o curso todo seja interessante. “Já começou bem estruturado”, avaliou. Para a colega Tiellen Cardoso, 18 anos, a idéia é a mesma. “Vai ser até mais organizado do que eu esperava”, comentou.
Gestores competentes
Para o coordenador do curso, professor Elói Tramontin, a universidade se empenha em trabalhar em prol do desenvolvimento da comunidade em que está inserida. “Piratini e região precisam de gestores competentes, comprometidos e éticos, para contribuir com o desenvolvimento do município e a melhora da qualidade de vida daqueles que vivem aqui. A educação é muito importante nesse processo”, disse.

Economista Erli Massaú palestrou

Público compareceu ao evento

Prof. Elói Tramontin saudou os alunos

Presidente da Associação Educacional Piratiniense, Sibele Farias

Turma de Administração - Piratini