/ Notícias / Cursos EAD UCPel trabalham pandemia do novo coronavírus em atividades práticas
Cursos EAD UCPel trabalham pandemia do novo coronavírus em atividades práticas

Além da rotina da população, a pandemia mundial do novo coronavírus também tem transformado o plano de ensino da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda em EAD, de forma integrada, passaram a focar suas atividades práticas exclusivamente no tema. Disciplinas como Redação, Produção Gráfica, Semiótica e Linguagens incentivam os alunos na produção de forma integrada de reportagens e materiais visuais.

Projetos que estavam em andamento também sofreram mudanças, devido a provocação dos coordenadores dos dois cursos. Os materiais em processo de criação têm como principal foco orientações preventivas voltadas a crianças e idosos. O último, por serem o principal grupo de risco ao Covid-19 e assim necessitarem de maiores cuidados. O objetivo é trabalhar texto e imagem de maneira clara, para que a notícia seja de fácil compreensão a estes grupos.

Marcus Spohr, coordenador do curso de Jornalismo EAD, acredita que a oportunidade em cobrir tamanha crise será muito valiosa aos alunos, uma vez que perceberão o quanto a construção correta e responsável de uma notícia pode auxiliar inúmeras pessoas. “É importante instigá-los, desde agora, a perceber a importância da formação jornalista na sociedade”, comentou.

Acadêmica do curso, Graciele Borba, se sente desafiada com as atividades, principalmente tendo em vista um período em que fake news disputam espaço com os fatos nas redes sociais. “Eu como aluna fico pensando como noticiar para estas pessoas? Que fontes e meios utilizar para que a informação chegue de forma correta? Esse vai ser o nosso papel”, comenta. Para Graciele, de todos os projetos acadêmicos, este vem sendo o mais desafiador por apresentar atualizações a cada instante.

Conforme o coordenador do curso de Jornalismo, a oportunidade além de ser de grande aprendizado demonstra a responsabilidade na apuração de informações. “É o que vai permitir que se produza, de fato, uma notícia diferenciada”, conclui o coordenador.

Projetos de Publicidade sofrem adaptações

Em um dos projetos do curso de Publicidade e Propaganda EAD, alunos adaptaram seus conteúdos à ­cliente situado no Parque Una. Entre as ideias, uma campanha de conscientização sobre a importância em manter os cuidados de higiene mesmo após o retorno às ruas, e até mesmo uma intervenção urbana no local. “Projetamos realizar a produção e exposição de um pássaro feito de origami, usado com papel reciclado, como simbolismo do voltar a transitar sem restrições”, conta a Martina Coelho Porto, aluna do curso.

Através de webconferências, alunos e professores mantêm contato e buscam soluções para o atual momento. Um dos tópicos mais recorrentes diz respeito ao papel do comunicador em tempos de crise mundial.

Na avaliação da coordenadora do curso, Cristina Porciúncula, é uma oportunidade para os alunos demonstrarem capacidade de se reinventar e pensar de que forma eles podem ser diferentes e contribuir para esse momento. “É um grande momento de aprendizagem, de ser criativo e buscar elementos que possam ser adaptados a essa realidade”, finaliza.

Redação: Rafael Mirapalheta