/ Notícias / Cursos da UCPel são avaliados com quatro estrelas no Guia da Faculdade Estadão
Cursos da UCPel são avaliados com quatro estrelas no Guia da Faculdade Estadão

Dez cursos de graduação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foram avaliados com quatro estrelas pelo Guia da Faculdade Estadão. Lançado pelo jornal O Estado de São Paulo, em parceria com a plataforma de marketing educacional Quero Educação, o ranking classificou as graduações a partir da qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura.

Através de uma escala de um a cinco, foram avaliados com quatro estrelas os seguintes cursos da UCPel: Filosofia (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura), Psicologia, Serviço Social, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Fisioterapia e Medicina. As graduações em Ciências Contábeis, Filosofia (Bacharelado), Direito, Enfermagem e Farmácia foram classificadas com três estrelas.

A avaliação

O Guia da Faculdade Estadão é uma avaliação anual destinada a classificar graduações a partir da opinião de professores universitários. Na primeira edição do ranking, mais de 6 mil docentes participaram, avaliando 2.025 instituições e 11.921 cursos.

Para realizar o levantamento, as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (MEC) foram convidadas a responder um questionário. Dessas, 90% dessas aderiram à avaliação. Ofertar cursos presenciais, ter titulação de Bacharelado ou Licenciatura e possuir, no mínimo, uma turma formada, eram alguns dos critérios exigidos para participar do Guia.

A partir das respostas dos coordenadores de curso, foram avaliadas a qualidade do projeto pedagógico, a infraestrutura e o corpo docente. As notas variam de 1 a 5, sendo 1 ruim, 2 regular, 3 bom, 4 muito bom e 5 excelente. A nota final foi definida com base na média dos três quesitos avaliados.

Redação: Manuelle Motta