/ Notícias / Cursos da UCPel ganham destaque no Guia da Faculdade do Estadão
Cursos da UCPel ganham destaque no Guia da Faculdade do Estadão
Cursos da UCPel ganham destaque no Guia da Faculdade do Estadão

Diversos cursos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) receberam boas avaliações no Guia da Faculdade realizado pelo jornal Estado de São Paulo, em parceria com a Quero Educação. Medicina; Arquitetura e Urbanismo; Direito; Farmácia; Filosofia; Teologia; Psicologia; Gestão Comercial; Enfermagem; Segurança Pública e Fisioterapia receberam a nota 4, considerados muito bons.

Ao total, dezoito graduações da UCPel foram qualificadas pelo guia. Todos os outros cursos citados receberam a nota 3, o que os avalia como bons. O índice que vai de um a cinco leva em consideração três aspectos: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. 

Mais de 10,5 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro, se cadastraram voluntariamente para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. Cada curso é distribuído para a avaliação de seis destes voluntários. Cerca de 18 mil cursos, todos cadastrados no Ministério da Educação (MEC), foram avaliados este ano.

Reconhecimento do trabalho

O trabalho permanente na qualificação dos cursos feitos pela UCPel é um dos motivos pelos quais a instituição vem sendo reconhecida, segundo aponta a pró-reitora acadêmica Moema Chatkin. “Focamos nos projetos pedagógicos, na infraestrutura — incluindo toda uma questão tecnológica importante”, conta. O foco em programas voltados para a capacitação de docentes, tutores e preceptores também é destacado por Moema.

Sobretudo, os projetos pedagógicos da UCPel possibilitam uma avaliação positiva. Sendo alinhados às diretrizes curriculares do MEC, os projetos utilizam metodologias participativas com práticas desde o início, expõe a pró-reitora. “Incluímos simulação, inserção em cenários diversificados e no mercado de trabalho”, relata. “Nossos cursos apresentam currículos arrojados e atualizados que proporcionam uma formação qualificada e adequada ao mercado de trabalho”, conclui Moema.


Redação: Caroline Albaini

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?