A relação e influência mútua entre pais e bebês é o objeto central de estudo do curso de extensão multidisciplinar Pais-Bebê, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que está com inscrições abertas. O curso existe desde 1996, e é direcionado a acadêmicos da UCPel e de outras instituições de ensino superior, estudantes de áreas que envolvem atuação com pais e filhos, como Psicologia, Medicina, Enfermagem, Pedagogia, entre outros.
Entre os temas abordados estão o desenvolvimento do bebê de zero a três anos, além de seus distúrbios funcionais (como sono e alimentação), e de comportamento, como agressividade, agitação motora e hiperatividade. Também será tratado o tema da competência materna e paterna no desenvolvimento do filho.
Para a professora coordenadora do projeto, Lúcia Grigoletti, o enfoque para a questão auxilia os futuros profissionais nas intervenções e ações preventivas, o que representa um ganho tanto para pais quanto para bebês. “No momento em que o profissional identificar a inter-influência que há na relação entre pais e filhos, pode fazer uma intervenção muito mais multidisciplinar e adequada. Ele vai incluir esse conhecimento em sua abordagem terapêutica, e inclusive desenvolver ações preventivas”, disse.
Interessados podem fazer sua inscrição até o dia 3 de março, na Central de Atendimento da UCPel (Rua Gonçalves Chaves, 373). O investimento é de R$ 100,00 por mês. O curso tem doze meses de duração e vagas limitadas. A prioridade é dos alunos já pré-inscritos. As aulas ocorrem às quintas-feiras, das 8h às 12h, na sala 106 do Campus II (Rua Almirante Barroso, 1.202). Para mais informações, os interessados são convidados a participar da primeira aula do curso, no dia 21, às 8h.