/ Notícias / Curso em andamento na UCPel ensina a produzir conteúdo audiovisual
Curso em andamento na UCPel ensina a produzir conteúdo audiovisual
12.09.2016 | 19:31 | #jornalismo #publicidade-e-propaganda
Curso em andamento na UCPel ensina a produzir conteúdo audiovisual
O Workshop de Produção Audiovisual Guerrilla Filmmaking – Script To Screen está em andamento na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) desde esta segunda-feira (12). As atividades vão até o dia 26 deste mês. O ministrante do curso é o publicitário formado pela UCPel e CEO da Visual Media Content, Matheus Heberlê. O profissional, que tem curso de especialização na New York Film Academy e já participou da produção de 10 curtas, repassa parte desse conhecimento aos participantes da atividade.

A oficina conta com a presença de 14 alunos, entre egressos da Comunicação da UCPel, mestrandos e estudantes das universidades federal de Pelotas (UFPel) e de Rio Grande (Furg). Serão discutidas técnicas de cinema, além da produção, gravação e edição do conteúdo. Para o desenvolvimento audiovisual, que tem tema livre, será disponibilizada a gravação em um sítio. “A principal expectativa é que os alunos saiam sentindo-se aptos a contar histórias em audiovisual, independente do formato ou tamanho”, pontua Heberlê.

A tarefa final do curso é a produção de conteúdo audiovisual de um minuto. “O objetivo é instigar os alunos e estimular a criatividade de maneira genuína. As produções de 'guerrilla' (técnica que une baixo custo ao 'faça você mesmo') vão remover os alunos da zona de conforto”, afirma.

Os curtas dos participantes devem ser inscritos no Festival do Minuto de São Paulo, concurso reconhecido nacionalmente. Além disso, o material produzido por cada um dos alunos será encaminhado à avaliação da produtora dinamarquesa Sofie Bergstein. Ela é uma das responsáveis pelo curta-metragem “Luna”, premiado em festivais europeus.

O próximo workshop já está sendo planejado. Ele terá como tema animação e o uso da ferramenta Adobe After Effects. Interessados podem enviar mensagem declarando interesse na página do curso no Facebook, onde também são disponibilizadas mais informações.