Neste final de semana, encerrou na Universidade Católica de Pelotas (UCpel), o curso Formação de técnicos para melhoria da qualidade de solos em paises em vias de desenvolvimento/Pelotas, parte integrante das atividades desenvolvidas pelo projeto da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC) com o foco voltado para a área de solos. A atividade contou com mais de 80 inscritos que participaram das tarefas distribuídas durante os cinco dias do evento.
Com o objetivo de qualificar especialistas para melhorar a fertilidade de solos de agroecossistemas de agricultores familiares, o curso constituído de atividades teóricas, práticas de laboratórios e saídas de campo, coordenado pelo professor Jander Luis Fernandes Monks, contou com a contribuição de professores das escolas de Ciências Ambientais, Farmácia e Ciências Econômico Empresariais da Universidade que abordaram os enfoques biológicos, físicos e químicos do solo.
Segundo Monks, além da UCPel, fazem parte do projeto que deu origem ao evento a Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Ramón Llull de Barcelona, a Universidade Católica de Oriente, em Rio Negro, a Pontifícia Universidade Javeriana de Bogotá, ambas instituições colombianas.
Teoria e Prática: Nos dias do evento, os participantes contaram com a presença de agricultores familiares quando fizeram uma explanação relacionada ao desenvolvimento sustentável e sua realidade na região. Já nos dias seguintes, os inscritos tiveram explanações sobre estudo de solos, biotecnologia em solos, química de solos e microbiologia de solos.
Outro momento oferecido foram atividades práticas em laboratórios e saídas de campo, com estudo de solos em Monte Bonito. “É muito importante este tipo de atividade, pois o professor coloca em prática tudo que os acadêmicos vêem na teoria”, diz Monks.