/ Notícias / Curso de Direito e Instituto Eduardo Correia promovem live sobre crimes cibernéticos
17.09.2021 | 14:51 | #direito

O curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Instituto Eduardo Correia (IEDC) convidam para live ‘Diálogos sobre Direito e Tecnologia, Prova Digital e Crimes Cibernéticos’. A atividade on-line está marcada para o dia 22 de setembro, às 19h, e celebrará o acordo de cooperação científica entre as instituições.

São convidados o advogado e professor da USP, Gustavo Badaró, e o advogado e professor da PUCRS, Alexandre Wunderlich. Na abertura do evento, ocorrerá a assinatura de um acordo de cooperação científica, com a participação do reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, e do presidente do IEDC, professor da PUCRS, Fabio Roberto D'Avila.

A live é aberta à comunidade e terá transmissão pelo Youtube do curso de Direito. Ao decorrer do encontro, haverá registro da presença para emissão de certificado.

Assinatura de convênio

A parceria entre UCPel e IEDC vai oportunizar a realização de atividades com reconhecidos juristas nacionais e estrangeiros. Conforme a coordenadora do curso de Direito da UCPel, professora Ana Luiza Barcellos, será ainda uma oportunidade de desenvolver pesquisas acadêmicas em conjunto. “Essa aproximação certamente estimulará a produção científica e reflexões sobre temas atuais, relevantes e complexos da seara jurídica e filosófica”, diz.

O Instituto Eduardo Correia é uma associação civil sem fins lucrativos, voltada à promoção e desenvolvimento das ciências criminais. O IEDC foi concebido em homenagem ao jurista e professor português Eduardo Correia, catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Falecido em 1991, dedicou-se, em especial, às Ciências Criminais, ao Direito Penal e ao Direito Processual Penal.

Live

A live sobre Direito e Tecnologia será a primeira de outras atividades planejadas para fomentar reflexões e debates sobre temas jurídicos contemporâneos. Especialmente, da área das Ciências Criminais, como do Direito Constitucional e da Filosofia do Direito, em face do elo entre os respectivos segmentos, explica a docente da UCPel.

Um dos convidados do primeiro encontro será o advogado Gustavo Badaró, professor titular de Direito Processual Penal da Faculdade de Direito da USP, doutor em Direito Processual Penal e autor de diversos livros. Atua como conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil por São Paulo.

Também participa o advogado Alexandre Wunderlich, professor de Direito Penal na PUCRS; coordenador do Departamento de Direito Penal e Processual Penal da Pós-Graduação em Direito Penal Empresarial da PUCRS. Professor de Direito Penal Econômico e Empresarial no Insper e na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e no IDP, em Brasília. Professor de Direito Penal convidado na Escola Superior da Magistratura (AJURIS), na Escola da Magistratura Federal (ESMAFE) e no Centro de Estudos Judiciários (CEJ).

Redação: Rita Wicth - MTB 14101