O Curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realiza de terça a quinta-feira (12 a 14), a ação “Respeito no Comércio”, uma iniciativa em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e os sindicatos locais - Sindicato Patronal do Comércio de Pelotas (Sindilojas) e Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Pelotas (Secpel).
A atividade, que ocorrerá das 9h às 12h, no centro de Pelotas, na área do Chafariz do Calçadão da Andrade Neves com Sete de Setembro, visa conscientizar trabalhadores, empregadores e a população sobre direitos trabalhistas e boas práticas nas relações de trabalho.
O projeto conta com a participação dos alunos do 6º semestre, que integram a Unidade Curricular Extensionista 2, com foco em Direito do Trabalho e Previdenciário. Divididos em grupos, eles realizarão abordagens no centro de Pelotas, informando a comunidade sobre temas como assédio moral, assédio sexual e a obrigatoriedade do registro em carteira de trabalho.
A iniciativa surge a partir de um levantamento de denúncias recebidas pelo MPT envolvendo questões como assédio moral, cobranças abusivas de metas e ausência de registros na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). A professora do curso de Direito da UCPel, Juliani Orbem, explica que o projeto visa orientar a comunidade e promover um ambiente de trabalho mais justo. “Essa ação busca levar conhecimento direto à população, educando sobre a importância de condições de trabalho respeitosas e alertando para a necessidade da regularização trabalhista, especialmente em um período com aumento de contratações temporárias, como o fim de ano”, pontua.
Para Juliani, essa é uma oportunidade para os estudantes unirem teoria e prática, “Além de sensibilizar a comunidade sobre questões trabalhistas, a ação permite que os alunos vivenciem na prática o aprendizado em sala de aula, realizando atendimentos e oferecendo orientações diretas.”
Redação Betânia Bierhals