Acadêmicos do primeiro semestre do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participam de uma nova atividade extracurricular voltada para a familiarização de práticas processuais. Através de encontros quinzenais ofertados pela Oficina de Dinâmicas Processuais, os estudantes iniciam a graduação tendo acesso ao acompanhamento de audiências, exames de processos judiciais, reflexão sobre acesso à justiça e a sua efetivação na atual conjuntura política do Estado de Direito, entre outros temas relevantes para a formação discente.
No último encontro, ocorrido no dia 25 de outubro, os acadêmicos tiveram a oportunidade de acompanhar sessões de conciliação realizadas no Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC), instalado na UCPel. “A aproximação dos acadêmicos com os instrumentos alternativos de pacificação da sociedade como a mediação e a conciliação são uma tendência contemporânea e também um importante espaço de atuação profissional” comenta a coordenadora do curso de Direito, professora Ana Luiza Berg Barcellos.
O CEJUSC representa a facilitação do acesso à justiça, na medida em que objetiva compor litígios incentivando o diálogo e alcançando a efetividade de direitos de modo célere e eficaz. Além disso, tem papel importante na formação acadêmica dos estudantes do curso de Direito da UCPel, estando acessível a estes para fins de aproximação com as técnicas alternativas de solução dos conflitos.
Um dos postos do CEJUSC funciona nas dependências da Universidade desde o dia 30 de março de 2015. A instalação do posto na UCPel foi possível devido convênio firmado com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
Vestibular
O curso de Direito está entre as 21 graduações oferecidas pela UCPel em seu Vestibular de Verão 2017, que a partir desta edição terá três opções de seleção de ingresso: prova tradicional, agendada ou uso da nota do Enem. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de novembro através do site
ucpel.edu.br/vestibular. A taxa de inscrição para o Vestibular Agendado, prova tradicional e para uso da nota do Enem é de R$ 50 até o dia 07 de novembro. Candidatos à Medicina pagam R$ 150, também até 7 de novembro. Após essa data, os valores serão alterados.