/ Notícias / Curso da UCPel em Santa Vitória alavanca estudantes para o mercado
Curso da UCPel em Santa Vitória alavanca estudantes para o mercado
30.11.2007 | 00:00
Curso da UCPel em Santa Vitória alavanca estudantes para o mercado
Uma área dinâmica e com grande demanda de mercado é a nova proposta que Universidade Católica de Pelotas (UCPel) traz à cidade de Santa Vitória do Palmar. O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que terá o mesmo corpo docente de Pelotas, e com o diferencial da mensalidade mais baixa, traz consigo a proposta de qualificar profissionais para que conquistem seu espaço no mundo.

De acordo com o coordenador do curso, professor Ramiro Saldaña, a proposta da graduação tecnológica está alinhada com as necessidades do mercado. “O mercado está em franca expansão, tanto no estado quanto no Brasil e no mundo. O estudante que se formar no curso em Santa Vitória pode expandir seus horizontes em empresas de grande atuação. O limite vai depender do aluno”, destacou.

Segundo ele, a proposta pedagógica foi estruturada inclusive ouvindo empresas de tecnologia para que pudessem atingir o máximo de excelência, sem perder a tradição da Universidade de 22 anos de ensino em Informática. “Todo esse know-how vai para Santa Vitória”, salientou.

De Santa Vitória para o Mundo
O estudante que já era interessado em Informática e em 2000 se formou no curso de Tecnólogo em Processamento de Dados (antiga denominação do curso) em Santa Vitória, Fábio Nuno Ferreira da Fontoura, hoje é gerente de sistemas da AG2, agência de inteligência digital de abrangência nacional. Sua formação ocorreu na cidade, quando cursou a graduação e se qualificou.

De acordo com ele, o curso apresenta grande atuação prática, o que contribui para quem quer entrar rápido no mercado de trabalho. “Os estudantes vêem não só a parte teórica, mas ‘botam a mão na massa’ e ainda na Universidade já desenvolvem algum sistema com o auxílio de professores”, disse.

A facilidade de se ter um curso na cidade de Santa Vitória, segundo ele, é a proximidade para o aluno, que não precisa preocupar-se com deslocamento ou permanência em outras cidades. “A oportunidade é ótima para quem não tem condições de ir para outro lugar. Ter isso perto de casa é muito importante”, destacou, ao lembrar que não há diferenciação em formar-se no interior ou em grandes capitais para que se torne um bom profissional. “O futuro depende de cada um: o profissional tem que ser apaixonado pela área, ter atitude, obter no curso uma boa base lógica de programação e desenvolvimento, ser dedicado e querer aprender sempre. O sucesso vem naturalmente”, explicou.

Segundo ele, a profissão é bastante valorizada. “É um mercado ávido por mão de obra qualificada”, avaliou.

Diferenciais
O curso será noturno e totalmente presencial, e contará com laboratório de no mínimo 20 computadores, destinados especificamente para que os alunos possam se aperfeiçoar da melhor forma. A mensalidade será de R$ 360,00 por mês, valor mais baixo que o de Pelotas.

Dentro da proposta, o aluno verá também a tecnologia JAVA, que permite desenvolver sistemas em qualquer tipo de plataforma, e é utilizada desde estações de trabalho em empresas até telefonia celular e Internet.

O profissional
Formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o profissional estará apto a atuar no desenvolvimento, implantação, gestão e evolução dos sistemas de informação e da infra-estrutura de tecnologia da informação no âmbito organizacional, departamental e/ou individual de acordo com o alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação. Tudo dentro de uma perspectiva de melhoria contínua dos processos e produtos organizacionais.

Vestibular
As inscrições para o Vestibular de Verão podem ser feitas até o dia 6, pelo site www.ucpel.tche.br/vestibular, ou na própria Unidade da UCPel em Santa Vitória (Av. Justino Amonte Anacker, 319). A prova ocorre no dia 10 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3263-4486.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?