/ Notícias / Criador do projeto multimídia 50 em 1 participa de bate-papo com alunos de Publicidade
27.09.2016 | 11:04 | #publicidade-e-propaganda
Alunos do 6º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) receberam uma visita especial na última quinta-feira (22), durante aula da disciplina de Produção Audiovisual Publicitária I. Ex-aluno de Jornalismo da UCPel, editor de imagens da RBS TV Blumenau e vlogger no Projeto 50 em 1, Rafael Alvarez abordou sua trajetória profissional e falou sobre a iniciativa multimídia em que registra a evolução de sua perda de peso.

Alvarez relatou aos estudantes sua trajetória no jornalismo audiovisual, iniciada em estágio na TV UCPel, seguida de passagens pela TV Nativa e FURG TV, entre outras empresas, até chegar à função de editor de imagens na RBS TV de Blumenau, onde trabalha atualmente. Mas o tema que mais chamou a atenção dos acadêmicos teve relação com o vlog do palestrante, criado para combater a obesidade.

Ao chegar aos 139 quilos, em maio de 2016, o jornalista de 27 anos se propôs a encarar um grande desafio: perder 50 quilos em um ano. Foi assim que nasceu o projeto multimídia, que envolve perfis nas redes sociais e descrição do dia a dia em um canal do Youtube. Ainda é possível acompanhar o processo de mudança e superação pelo Instagram @50em1, pelo Facebook ou através do blog

Até agora Alvarez, com auxílio de uma academia e uma empresa de nutrição, eliminou mais de 20. O apoio profissional, além da exposição na internet, o motivam ainda mais a continuar. “Sempre tive facilidade em emagrecer, mas não em manter a forma física depois desses processos. Cheguei em um momento que depois de tanto tentar perder peso, não tinha mais motivação nenhuma para começar uma nova reeducação alimentar. Como a febre agora são os canais do Youtube, vi nessa tendência uma ferramenta interessante para documentar todo o processo. Além disso, tem o blog e as outras redes sociais, grandes apoiadores para poder mostrar essa mudança”, conta.

A intenção do jornalista sempre foi influenciar e motivar mais pessoas a mudar. “O projeto só tem quatro meses, mas já estou conhecendo e conversando com gente que passou por processos de emagrecimento ou está passando. Alguns dão feedback, outros pedem dicas e isso é muito gratificante. Tenho a ambição de que o 50em1 cresça e consiga atingir mais pessoas. A gente sabe que a motivação é decisiva durante todo o processo, mas eu tenho a consciência de que nem sempre só ela é capaz de começar essa mudança. Emagrecer é difícil, o que faz não me desestimular são os resultados atingidos”, afirma o ex-aluno da UCPel, que aproveitou a conversa com os estudantes de Publicidade para dar dicas sobre como fazer uma produção audiovisual na internet, os equipamentos a serem usados e como criar na web.