/ Notícias / Conheça os minicursos do Salão Universitário 2021
Conheça os minicursos do Salão Universitário 2021
23.09.2021 | 17:37 | #institucional #salao-universitario
Conheça os minicursos do Salão Universitário 2021

O Salão Universitário 2021 será realizado de forma on-line entre os dias 26 e 29 de outubro. Além da apresentação de trabalhos de pesquisa e de extensão, o evento contará com a realização de minicursos, espaço voltado para aprofundar assuntos relacionados ao fazer da ciência. 

Estudantes inscritos no Salão podem escolher o tema após fazer o login no site até o dia 20 de outubro. Confira mais detalhes sobre os minicursos desta edição: 


Técnicas para análise de dados em pesquisa qualitativa

Data: 26/10

Horário: 17h

As professoras do PPG em Política Social e Direitos Humanos da (PPGPSDH/UCPel), Vini Rabassa da Silva e Vera Nogueira, vão abordar os requisitos para a realização da pesquisa qualitativa. Será apresentado um comparativo entre duas técnicas de análise de dados: análise de conteúdo e análise de discurso, com informações gerais sobre como realizar cada uma delas.


Um mergulho conceitual na cartografia

Data: 26/10

Horário: 19h

O ministrante Eduardo Rocha trará para o Salão o debate conceitual sobre o método qualitativo de pesquisa da cartografia, a partir da análise de dois autores centrais: Gilles Deleuze e Félix Guattari. Ambos trabalhavam a proposta da filosofia da diferença, pertinente nos dias de hoje devido à discussão de uma pesquisa que reconheça os modos de existência a partir da heterogeneidade. 

 

Gerenciando suas referências com facilidade usando o Mendeley

Data: 27/10

Horário: 18h30

A doutoranda do PPG em Saúde e Comportamento (PPGSC/UCPel), Carol Scholl, vai explicar como o software Mendeley pode facilitar a organização das referências bibliográficas de trabalhos. O minicurso mostrará em detalhes como adicionar a bibliografia, bem como alterar as normas das referências.


Descomplicando a escrita científica 

Data: 28/10

Horário: 9h

A ministrante Gabrielle Gautério abordará de forma descomplicada os principais aspectos que envolvem a escrita científica. Assuntos como noções preliminares e boas práticas da escrita científica; organização do material; título e palavras-chave; resumo; estrutura; resultados e discussão serão tratados. 


Beats-e-Tambores do Sul: uma proposta de "articulações subalternas”

Data: 28/10

Horário: 19h

O professor e pesquisa pós-doutoral do PPGPSDH/UCPel, Aleksander Antunes, e o convidado Dilermando Freitas, vão apresentar a iniciativa político-cultural que mobiliza a formação artística de duas cenas culturais de matriz afro em Pelotas: o tambor de sopapo e o hip hop sul-riograndense. O minicurso irá percorrer a trajetória deste processo de organização sociopolítica para demonstrar a força da identidade afro-gaúcha, ainda bastante invisibilizada nacionalmente.    


Redação: Rita Wicth - MTB 14101 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?