/ Notícias / Com pesquisa e conhecimento teórico, estudantes de Moda da UCPel lançam looks
Com pesquisa e conhecimento teórico, estudantes de Moda da UCPel lançam looks
12.07.2013 | 14:49 | #tecnologia-em-design-de-moda
Com pesquisa e conhecimento teórico, estudantes de Moda da UCPel lançam looks
Nos primeiros semestres do curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), os alunos já exercem, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A cada seis meses, estudantes do 1° ao 4° semestre da disciplina de Integração de Design de Moda (I, II, III e IV) têm a oportunidade de criar uma mini-coleção, apresentando-a para uma banca avaliadora.

“É um momento importante, pois permite ao futuro profissional vivenciar a dinâmica proposta pelo mercado de trabalho desde o início da sua formação”, explica a professora Tereza Cristina Barbosa Duarte, ministrante das disciplinas de Integração e coordenadora do curso.

A criação dos looks origina-se do recorte teórico sobre um tema de maior amplitude. Neste semestre, as confecções foram elaboradas a partir da temática Brasil e sua diversidade cultural. “Consequentemente, o resultado do trabalho é fruto da problematização do tópico sugerido”, ressalta Tereza Cristina. Por meio de um processo dialógico, as disciplinas de Integração permitem agregar os conhecimentos adquiridos nas demais disciplinas do curso de Moda antes de serem elaboradas as vestimentas. “Todas as disciplinas do curso contribuem nesse processo. Nas aulas de Técnica de Moulage, por exemplo, é possível aprender a fazer a costura dos pontos à mão”, diz.

Esta é uma das técnicas que as alunas do 1° semestre de Moda precisam saber utilizar já na etapa inicial de formação. No 1° semestre, todo o trabalho de confecção é feito manualmente. As alunas Mariana Paranhos, Manuela Mathias, Iemanjá Elste e Marina Tavares sabem muito bem como funciona essa dinâmica. Elas compõem um dos seis grupos que apresentaram suas produções na tarde de quarta-feira (10), no Espaço Multiuso do Campus II. “Optamos por trabalhar com o tecido chita, já que ele é bem conhecido no Brasil e bastante utilizado. Mas, antes de partir propriamente para a produção, foi preciso realizar a pesquisa e o brainstorm, colocando todas as ideias a serem executadas no papel”, explica a estudante Iemanjá Elste. Ao falar da escolha do material, a colega de grupo, Marina Tavares, destaca que a chita foi criada na Índia e só chegou ao Brasil no século XIX, por iniciativa dos europeus. “No entanto, somente em 1959 a estilista Zuzu Angel utilizou o tecido pela primeira vez no país”, complementa a futura profissional da Moda.

Quem costuma acompanhar as tendências de comportamento, a escolha das cores, formas, texturas e acabamentos que compõem cada uma das peças de vestuário, talvez não reflita sobre os aspectos suscitados através do procedimento pedagógico proporcionado pelo curso de Tecnologia em Design de Moda da UCPel.

Contudo, estes indícios apontam apenas para o resultado final do processo. Segundo a coordenadora do curso, os conhecimentos teóricos utilizados para exercitar a criação e produção dos novos looks evidenciam a importância da reflexão sobre a prática profissional, já que as novas tendências derivam de um longo trabalho de pesquisa.