São quase 50 anos dedicados à formação de profissionais responsáveis por controlar e registrar os negócios e o patrimônio de entidades jurídicas e físicas. O curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) encaminha-se para a comemoração de seu cinqüentenário, que deve ser comemorado em 2012. Integrantes da primeira turma de formandos reúnem-se para pesquisar a história do curso – e colecionar memórias. Ao mesmo tempo, o Sindicato dos Contabilistas de Pelotas (Sincopel) e o Conselho Regional de Contabilidade do estado (CRCRS) realizam ações dedicadas aos futuros contadores.
Os dirigentes da classe contábil cumprem agenda de visitas a escritórios de contabilidade, destinadas a esclarecimentos e incentivos à graduação. Outros setores da atividade comercial interessados na área também podem solicitar a aproximação das entidades.
O aperfeiçoamento profissional é um dos aspectos salientados pelo presidente do Sincopel, Jones Radtke. “A permanente formação é uma lapidação profissional que melhora a atuação do contador”, explicou. Para o conselheiro do CRCRS em Pelotas, José Francisco Echevarria, além do conhecimento prático, a Universidade proporciona troca de experiências entre colegas e professores. “Ao fim do curso, o profissional sai mais do que simplesmente contador. Será uma pessoa mais completa, com maior conhecimento agregado”, destacou.
Lugar no Mercado
Paixão por números e comprometimento, aliados à ética profissional, formam o perfil do profissional. Os contadores, figuras cuja atuação é exigida por lei para todas as empresas em funcionamento, possuem campo aberto de atuação no mercado. “Hoje, cada vez mais as empresas colocam mais mão-de-obra nessa área”, disse o delegado regional do CRCRS em Pelotas, Clóvis dos Santos Silva. Além de atuar nas empresas, os contadores podem realizar perícias e auditorias, atuando inclusive na área pública, ou mesmo como autônomo em mediação e arbitragem, conciliando conflitos em processos extrajudiciais.
Convênio dá descontos
Técnicos em Contabilidade devidamente associados ao Sincopel têm um incentivo a mais para continuar o aperfeiçoamento profissional com a graduação. É concedido a eles 15% de desconto nas mensalidades, exceto na matrícula.
Um curso pioneiro
O ano era 1962. A noite já corria solta quando um grupo de jovens técnicos em contabilidade bateu às portas do bispo Dom Antônio Zattera para lhe fazer um pedido. A solicitação: que a Universidade Católica criasse um curso de Ciências Contábeis para que pudessem continuar seus estudos.
De acordo com o fundador do curso, e formando da primeira turma de Ciências Contábeis da UCPel, Jorge Capra Gomes, os jovens ficaram apreensivos com a reação do bispo. No entanto, Dom Antônio apenas solicitou que retornassem na semana seguinte. Passado o prazo, os técnicos receberam em mãos a autorização para o início do funcionamento do curso. Em 1968, 24 formandos recebiam o diploma.
O que faz o Contador
Controla e registra os negócios e o patrimônio das entidades, sejam elas jurídicas ou físicas. Assessora nas questões tributárias, a fim de fazer com que as entidades estejam sempre em dia com estas obrigações, através do planejamento tributário. Auxilia também no gerenciamento das entidades, com a utilização de ferramentas de contabilidade gerencial e controladoria.

Capra Gomes é formando da 1ª Turma do curso