/ Notícias / Ciemsul/UCPel avalia propostas para novos incubados
Ciemsul/UCPel avalia propostas para novos incubados
Doze ideias empreendedoras concorrem no processo de seleção para incubação de novos projetos no Centro de Incubação de Empresas da Região Sul da Universidade Católica de Pelotas (Ciemsul/UCPel). A apresentação dos negócios para banca de avaliação ocorreu na quinta-feira (14) e sexta-feira (15). O resultados com os selecionados deverá ser divulgado até o dia 22 de junho.

Boa parte dos projetos de base tecnológica inscritos no processo seletivo foram voltados para as áreas da saúde e prestação de serviços. Um deles, pretende utilizar a impressora 3D para a criação de órteses, próteses e tecnologias assistivas. Denominada Opta 3D, a futura empresa tem como missão melhorar a qualidade de autonomia e independência das pessoas.

O acadêmico do curso de Administração da UCPel, Gabriel Liermann, acompanhado da terapeuta ocupacional, Laura Ribeiro, e do acadêmico de Ciências da Computação da UFPel, João Antônio Lemos, considerou positiva a experiência de apresentar a Opta 3D para uma banca de avaliação. “Escolhemos o Ciemsul para auxiliar o início do nosso negócio. Planejamos nossa empresa há algum tempo, mas só agora foi possível tirar a ideia do papel”, explicou Gabriel.

Unir oportunidades de trabalho para universitários em uma plataforma que conecta vagas disponíveis e interessados é a meta da Instajob. Criada pelos acadêmicos do Direito da UCPel, Darwin Pedruzzi, da Ciências da Computação da UFPel, Fernando Ollé, da Engenharia Eletrônico da UFPel, Otávio Borges, e da Psicologia da UFPel, Kaisses Sedrês, a empresa pretende contribuir para o incremento da renda de estudantes, além de facilitar a divulgação da oferta de empregos e freelances. “Somos amigos desde a infância e sempre tivemos a vontade de empreender. É a primeira vez que apresentamos nossa ideia de forma externa”, explicou o acadêmico do curso de Direito.

O gestor do Ciemsul, Leandro Félix, avaliou a participação dos empreendedores como positiva, especialmente porque a maior parte das propostas apresentou algum grau de inovação. O tempo estipulado para as apresentações foi de cinco minutos, com mais 15 minutos para apontamentos da banca.

Para o acadêmico do curso de Direito da UCPel, um dos responsáveis pela Instajob, as sugestões dos avaliadores foram positivas e de alguma forma ajudarão no aperfeiçoamento do novo negócio. Integraram a banca de avaliação os professores do curso de Fisioterapia, Flaviano Moreira da Silva, do curso de Administração, João Alberto Gonçalves Junior, do curso de Engenharia de Computação, Cláudio Diniz, o economista do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR/UCPel), Tiago Nunes, e o gestor do Ciemsul.

Através de edital lançado no mês de maio, o Ciemsul espera selecionar oito novos empreendimentos, sendo três para incubação interna e cinco para o formato de acompanhamento externo. A intenção é lançar novos editais de seleção semestralmente, complementa Félix. Entretanto, esse período também dependerá da rotatividade das empresas.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101