Doze ideias empreendedoras concorrem no processo de seleção para incubação de novos projetos no Centro de Incubação de Empresas da Região Sul da Universidade Católica de Pelotas (Ciemsul/UCPel). A apresentação dos negócios para banca de avaliação ocorreu na quinta-feira (14) e sexta-feira (15). O resultados com os selecionados deverá ser divulgado até o dia 22 de junho.
Boa parte dos projetos de base tecnológica inscritos no processo seletivo foram voltados para as áreas da saúde e prestação de serviços. Um deles, pretende utilizar a impressora 3D para a criação de órteses, próteses e tecnologias assistivas. Denominada Opta 3D, a futura empresa tem como missão melhorar a qualidade de autonomia e independência das pessoas.
O acadêmico do curso de Administração da UCPel, Gabriel Liermann, acompanhado da terapeuta ocupacional, Laura Ribeiro, e do acadêmico de Ciências da Computação da UFPel, João Antônio Lemos, considerou positiva a experiência de apresentar a Opta 3D para uma banca de avaliação. “Escolhemos o Ciemsul para auxiliar o início do nosso negócio. Planejamos nossa empresa há algum tempo, mas só agora foi possível tirar a ideia do papel”, explicou Gabriel.
Unir oportunidades de trabalho para universitários em uma plataforma que conecta vagas disponíveis e interessados é a meta da Instajob. Criada pelos acadêmicos do Direito da UCPel, Darwin Pedruzzi, da Ciências da Computação da UFPel, Fernando Ollé, da Engenharia Eletrônico da UFPel, Otávio Borges, e da Psicologia da UFPel, Kaisses Sedrês, a empresa pretende contribuir para o incremento da renda de estudantes, além de facilitar a divulgação da oferta de empregos e freelances. “Somos amigos desde a infância e sempre tivemos a vontade de empreender. É a primeira vez que apresentamos nossa ideia de forma externa”, explicou o acadêmico do curso de Direito.
O gestor do Ciemsul, Leandro Félix, avaliou a participação dos empreendedores como positiva, especialmente porque a maior parte das propostas apresentou algum grau de inovação. O tempo estipulado para as apresentações foi de cinco minutos, com mais 15 minutos para apontamentos da banca.
Para o acadêmico do curso de Direito da UCPel, um dos responsáveis pela Instajob, as sugestões dos avaliadores foram positivas e de alguma forma ajudarão no aperfeiçoamento do novo negócio. Integraram a banca de avaliação os professores do curso de Fisioterapia, Flaviano Moreira da Silva, do curso de Administração, João Alberto Gonçalves Junior, do curso de Engenharia de Computação, Cláudio Diniz, o economista do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR/UCPel), Tiago Nunes, e o gestor do Ciemsul.
Através de edital lançado no mês de maio, o Ciemsul espera selecionar oito novos empreendimentos, sendo três para incubação interna e cinco para o formato de acompanhamento externo. A intenção é lançar novos editais de seleção semestralmente, complementa Félix. Entretanto, esse período também dependerá da rotatividade das empresas.
Redação: Rita Wicth – MTB 14101