A produção científica e as ações realizadas na comunidade convergem, na semana que vem, para o 18º Congresso de Iniciação Científica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Juntamente com a 8ª Mostra de Pós-Graduação e o Congresso de Extensão, o evento será realizado nos dias 28, 29 e 30, e conta com a apresentação de mais de 450 trabalhos de pesquisa e extensão.
A área com mais trabalhos inscritos é a de Ciências da Saúde, com 131 estudos. Em seguida, o segmento com maior número de pesquisas é o de Ciências Humanas, com 63. Logo após aparecem as áreas de Ciências Exatas e da Terra, e Linguística, Letras e Artes, com 54 cada uma. A área de Ciências Biológicas possui 46 inscritos na categoria, enquanto Ciências Sociais Aplicadas possui 39, Ciências Agrárias 17, e a área de Engenharias, 16. No total, são 420 pesquisas, incluindo trabalhos realizados na graduação e na pós-graduação. Além destes estudos, 34 trabalhos de extensão serão apresentados.
De acordo com o coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa da Católica, professor Ricardo Azevedo da Silva, as expectativas foram superadas tanto em número de trabalhos inscritos quanto de qualidade de produção, em nível de graduação e pós-graduação.
Segundo o coordenador, uma das inovações do evento é a Feira de Economia Solidária, que ocorrerá no dia 29, dentro da programação do Congresso de Extensão. Pessoas envolvidas nos projetos ligados à UCPel virão à Universidade expor e comercializar seus produtos. “Nunca antes havíamos trazido os produtores para cá”, afirmou.
Criado para ser um incentivo na formação de iniciantes em pesquisa e extensão, o CIC é destinado a preparar profissionais com atitude ético-humanística e competência técnico-científica. O patrocínio do evento é da Caixa Econômica Federal. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (53) 2128-8012 ou (53) 2128-8262 ou pelo site
www.ucpel.tche.br/cic.