Cetres visita Laboratórios da Farmácia
24.06.2008 | 00:00
Um grupo de oito integrantes do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade, da Universidade Católica de Pelotas (Cetres/UCPel), visitou na manhã desta terça-feira (24) laboratórios do curso de Farmácia. Os visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre a diferença dos chás caseiros – que toda vovó conhece – e de ervas e plantas utilizadas pela Farmácia.
De acordo com a coordenadora do projeto de extensão em plantas e ervas medicinais da Farmácia, que já é oficina no Cetres, professora Maria Regina Soares Lopes, a idéia foi mostrar aos participantes da diferença entre os chás e os medicamentos feitos à base de plantas. “Medicamentos precisam ter concentração certa, fórmula, eficácia comprovada”, disse.
Os integrantes do Cetres trouxeram à Universidade as diversas plantas que utilizam em chás, que serão secas e colocadas em um herbário para cada um. “Falamos a eles sobre a parte teórica, efeitos colaterais, cuidados de higiene, entre outros. É uma troca entre o acadêmico, o uso popular e a ciência”, explicou.
Os visitantes aprovaram a atividade. “Foi muito interessante. Ficamos sabendo como são feitos remédios e fórmulas. É maravilhoso”, disse Ezilda Moares, 69 anos.
Para Vilma Umpierre, 72 anos, a cada atividade da Farmácia o grupo aproveita mais. “Tudo que se relaciona com farmácia e saúde é fabuloso e apaixonante”, disse.
Os efeitos das plantas na saúde são os pontos que mais chamaram a atenção de Cléber Morales, 51 anos. “É bom para sabermos a eficácia das ervas e como elas agem no organismo”, afirmou.