/ Notícias / Cetres promove palestra sobre incontinência urinária
Cetres promove palestra sobre incontinência urinária
18.03.2016 | 16:41 | #cetres
Cetres promove palestra sobre incontinência urinária
O Ciclo de Palestras Conversando com a Terceira Idade, do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realiza, no dia 30, mais uma atividade. O Centro recebe a fisioterapeuta Maitê Peres de Carvalho, que falará sobre Incontinência Urinária e Qualidade de Vida em Idosos. A palestra será às 15h, na Sala 100 K do Prédio Santa Margarida (com entrada pela rua Dom Pedro II).

A incontinência urinária é relacionada a qualquer forma de perda involuntária de urina, sendo um problema social interpretado erroneamente como processo natural do envelhecimento. Pode ocasionar um quadro clínico de depressão, isolamento e vergonha, alterando, portanto, o convívio social. Sua ocorrência é de natureza multifatorial, mas algumas questões como idade avançada, multiparidade e cirurgias prévias podem contribuir para a perda da função esfincteriana. Dessa forma, medidas preventivas e um diagnóstico precoce permitem o tratamento adequado em tempo hábil, evitando mais comprometimentos e melhorando a qualidade de vida.

Maitê é graduada em Fisioterapia pela UCPel, tem especialização na área de Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia, e mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).