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Centro da Criança São Luiz Gonzaga retoma atividades presenciais após término da bandeira preta
17.03.2021 | 13:22 | #institucional
Centro da Criança São Luiz Gonzaga retoma atividades presenciais após término da bandeira preta

Atento a todos os protocolos sanitários, o Centro da Criança São Luiz Gonzaga retomará o atendimento presencial após o término das restrições impostas pela bandeira preta. A organização de um novo cotidiano escolar, apresentado e debatido com as famílias que optaram por esse formato, leva em consideração uma série de orientações já adotadas nas primeiras semanas de atividades ocorridas em 2021.   

De acordo com a diretora da escola, Bianca Neves, 75%  das famílias escolheram o retorno presencial para as crianças. “As demais famílias consideraram que suas organizações permitem a manutenção das crianças em casa, visto que o atual cenário da pandemia permanece muito preocupante”, explica. 

Devido ao sistema de rodízio não ser adequado na educação infantil, período em que as crianças precisam estabelecer vínculo com um adulto de referência, a escola optou pelo atendimento em turno parcial, com as turmas divididas entre os períodos da manhã e tarde de segunda-feira a quinta-feira. Nas sextas-feiras, os professores realizam as proposições de situações de aprendizagem destinadas às crianças do formato remoto.  

Para garantir o melhor andamento de ambos os formatos, as áreas pedagógica, administrativa, psicológica e de assistência social traçam ações e estratégias para o período de um mês, com reflexões e avaliações semanais. “O planejamento é a principal ferramenta de trabalho da equipe. O objetivo é que cada área proponha suas ações para que a escola possa contemplar as necessidades da criança de forma integral”, explica Bianca.

A integralidade da criança, conforme destaca Bianca, só é obtida a partir de um suporte também dado à família. “Por isso, trabalhamos de forma interdependente, todas as áreas conectadas e interagindo entre si”, diz a diretora.  

No formato presencial, as propostas de situações de aprendizagem são pensadas e organizadas semanalmente. A equipe entende como fundamental à construção do planejamento do professor a escuta sensível da criança que protagoniza o processo de aprendizagem. “Por isso a flexibilidade, por considerar a criança na centralidade do processo educativo”.

O mesmo cuidado ocorre com as propostas utilizadas para o formato remoto, visto que as situações de aprendizagem são oferecidas por meio de contextos educativos mediados pela família. O envio ocorre via whatsapp, com atendimento individualizado para garantir que o familiar compreenda o conceito do que está sendo proposto pela escola.  

 

Adaptação à tecnologia 


A pandemia do novo coronavírus provocou diversas adaptações na área pedagógica. Entre elas, o uso das tecnologias, como programas de edição e de aplicativos. Entretanto, Bianca frisa que existe um grande cuidado com o uso de recursos tecnológicos. “Eles são acionados apenas para potencializar a experiência dessa fase da vida”, frisa. 

Dentre as iniciativas da escola em novas metodologias de trabalho para a modalidade remota, consta a realização de vídeos. Outra ação, realizada através de aplicativos de conversa, oferece às crianças formas para revisitar vivências do cotidiano escolar.   


Auxílio psicológico 


Por entender a complexidade do atual cenário, o setor de psicologia do Centro da Criança disponibiliza às famílias orientações quanto ao desenvolvimento infantil. “Ainda atuamos para fortalecer ações voltadas à escuta e acolhimento das fragilidades emocionais, traçando estratégias caso a caso”, informa Bianca. 

Para as famílias atingidas financeiramente no período da pandemia, a escola distribui kits de cesta básica mensalmente. Interessados em conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Centro da Criança, podem seguir a escola pelas redes sociais @centrodacriancaslg. 


Redação: Rita Wicth - MTB 14101  

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