CENTRO DA CRIANÇA
SÃO LUIZ GONZAGA

/ Centro da criança
Nossa história

Nossa História

Nossa história

O Centro da Criança São Luiz Gonzaga foi idealizado e instituído por um grupo de pessoas da Sociedade Civil vinculadas ao Movimento de Cursilho de Cristandade de Pelotas com o objetivo de atender menores de rua.

A inauguração ocorreu em 05 de setembro de 1979, iniciando nessa ocasião o atendimento à comunidade como Instituição de Caridade.

Em março de 1982, a SPAC - Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura assume a gestão do Centro da Criança como sua mantenedora. Em setembro de 1989, a instituição reestruturou seus serviços, passando a atender alunos de berçário, maternal, jardim de infância, pré-escola e centro de recreação.

Com a aprovação da LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Centro da Criança buscou seu credenciamento junto ao Conselho Municipal de Educação e passou a ser reconhecido como Escola de Educação Infantil.

Em janeiro de 2009, firmou seu primeiro convênio com a Prefeitura Municipal de Pelotas, para recebimento de recursos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007. Essa parceria possibilitou que a instituição mantenha parte de suas despesas de manutenção, oportunizando que os espaços e serviços pudessem ser qualificados.

SOBRE O CENTRO DA CRIANÇA

Atualmente, o Centro da Criança conta com essa parceria firmada com o Município para atendimento à demanda de Educação Infantil (04 meses a 03 anos e 11 meses aproximadamente), além de buscar a captação de recursos por meio de editais de projetos sociais, bem como parcerias locais para qualificação dos serviços e de sua infraestrutura.

Além do atendimento às crianças, a instituição desenvolve ainda ações socioeducativas com as famílias e comunidade através de Encontros Formativos e Oficinas de Geração de Renda.

INFRA-ESTRUTURA

A qualificação dos serviços e infraestrutura conta, também, com a busca constante por editais de projetos sociais, haja vista o caráter filantrópico da Instituição.

Missão

Formar cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres, atuantes na comunidade, a partir de um ambiente prazeroso, lúdico e participativo, no qual a criança possa construir o conhecimento e desenvolver habilidades, valores éticos, morais, cristãos com a participação da família.

MISSÃO

Visão

Ser uma escola de educação infantil, com atendimento educacional de referência pela qualidade de ensino, na cidade de Pelotas, se mantendo atualizada no que se refere às mudanças sociais e culturais, auxiliando as crianças quanto ao desenvolvimento de potencialidades necessárias, respeitando as subjetividades para sua participação na sociedade.

VISÃO

Valores

Verdade Justiça Amor Respeito Responsabilidade
VALORES

Nossa
Equipe

DIREÇÃO Bianca Neves
COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA
Marília Domingues
PSICÓLOGA Bruna Tavares
PROFESSORES Simone Oliveira
Tuane Machado
Andriele Rusch
Franciele Brisolara
Jéssica Souza
SERVIÇOS GERAIS Nara Dutra
Valeria Almeida
Maria Dias
Laura Ferreira

Fale
Conosco

Entre em contato através do e-mail lardacrianca@ucpel.edu.br ou no telefone (53) 3225.0859. Através deste espaço, também é possível enviar críticas, elogios sugestões ou tirar dúvidas.

EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?