Em vista das novas medidas adotadas em todo o país contra o avanço da Gripe A (H1N1), especialmente a orientação recebida pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (SINEPE/RS), pelo Sindicato dos Professores (SINPRO/RS) e da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas, o Conselho Universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) reuniu-se na tarde de 30 de julho. O grupo decidiu, por unanimidade, suspender, a partir do dia 31 de julho, as atividades acadêmicas que compreendem a participação coletiva em ambiente fechado. Dessa forma, estão suspensas as aulas, bem como as formaturas, compreendidas entre 31 de julho e 16 de agosto.
As demais atividades previstas no Calendário Acadêmico, especialmente o ajuste de matrículas, terão desenvolvimento normal nesse período. Estágios na área da saúde permanecerão com suas atividades normais.
Comissão
A UCPel designou uma Comissão Especial para a adoção de medidas institucionais específicas, de caráter preventivo. O grupo é composto por Cesar Arthur Tavares Pinheiro, Luciene Smiths Primo, Maurício Moraes, Paulo Orlando Alves Monteiro, e presidida pelo coordenador do curso de Medicina, Sandro Schreiber de Oliveira.
De acordo com Oliveira, um conjunto de medidas internas já foi estabelecido. A Universidade oferecerá orientações à comunidade, como lavar as mãos frequentemente e não dividir chimarrão, e disponibilizará álcool em gel. A qualquer sinal de febre maior do que 38º e sinal de tosse, associados ou não a dor de garganta, diarreia ou vômitos, a pessoa deve imediatamente procurar assistência médica. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Católica, localizadas nos bairros Pestano, Santa Terezinha, Nossa Senhora de Fátima e Py Crespo, estão à disposição da comunidade.
Leia aqui a Resolução Nº 253, que trata do assunto.