/ Notícias / Católica lança programa de prevenção junto aos Bombeiros
Católica lança programa de prevenção junto aos Bombeiros
07.11.2007 | 00:00
Católica lança programa de prevenção junto aos Bombeiros
A proposta é inovadora e faz da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) a primeira instituição privada de Ensino Superior do Estado a oferecer um curso destinado a orientar policiais militares do Corpo de Bombeiros acerca da periculosidade dos principais compostos químicos com os quais têm contato em seu cotidiano. Trata-se do Programa de Atualização em Toxicologia Ocupacional, promovido pela Escola de Farmácia da UCPel (EFar). O projeto sobre as 20 horas de atividades teórico-práticas para profissionais de Pelotas e região será lançado na próxima quarta-feira (07), às 9h30min, no salão de Atos da Reitoria, durante as atividades da Jornada Acadêmica de Farmácia.

A idéia surgiu em função do crescimento no número de casos em que se faz necessária a intervenção dos Bombeiros. Além dos eventuais incêndios em prédios ou propriedades dentro e fora da zona urbana, os membros da corporação são chamados a prestar atendimento também em situações em que há o contato com substâncias químicas extremamente nocivas. Nas retiradas de enxames de abelhas alojados em telhados de residências, por exemplo, são aplicados inseticidas não específicos encontrados no comércio. Outro caso de alto risco são os derramamentos de substâncias tóxicas nas estradas, como gás amônia e ácido sulfídrico.

“São inúmeras as ocorrências em que nos deparamos com risco de intoxicação das vítimas e até dos próprios militares com produtos perigosos. Alguns destes produtos são do nosso conhecimento, porque possuem informações do fabricante no rótulo. Outros não possuem identificação”, comentou o comandante da 3ª Sessão de Combate ao Incêndio do Corpo de Bombeiros de Pelotas, tenente Jacson Roberto Ferreira Vieira. “Diante deste processo, em linhas gerais, este curso é extremamente importante para termos um gerenciamento melhor em nosso trabalho”.

De acordo com o organizador do programa, professor Luis Alberto Echenique Dominguez, o conhecimento mais aprofundado da cinética e da dinâmica das substâncias normalmente usadas pelos bombeiros ajudará os profissionais a mensurar melhor os riscos e minimiza-los, tanto no uso de equipamentos de proteção individual adequados a cada situação, quanto na adoção de medidas corretas em caso de intoxicação.

“A realização de atividades de extensão é uma preocupação constante da UCPEL e uma característica cada vez mais incentivada junto a seus professores e alunos, como forma de proporcionar um maior intercâmbio entre a academia e a sociedade”, explicou Dominguez. “Dessa forma, a Universidade, como instituição filantrópica preocupada em proporcionar relevantes serviços aos moradores de Pelotas e região, não poderia deixar de oferecer uma oportunidade de aperfeiçoamento aos membros de uma corporação que há muitos anos dedica-se a zelar pelos habitantes de sua comunidade, como o Corpo de Bombeiros de Pelotas”.

Como o projeto será aplicado
As aulas teórico-práticas serão desenvolvidas alternadamente nos laboratórios da Católica e no Quartel do Corpo de Bombeiros de Pelotas. Durante as atividades, que serão iniciadas ainda em novembro, haverá exposição do professor responsável pelo conteúdo e operações de reforço com os acadêmicos voluntários da EFar.

A diretora da EFar, Iraci Pacholski, o coordenador do curso de Farmácia, William Peres, e as professoras Carmem Dickow Cardoso, Citânia de Azevedo Ramil e Maria da Graça Resem integram a equipe de coordenação da atividade.

bombeiros_site_um.jpg



bombeiros_site_tres.jpg



bombeiros_site_dois.jpg

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?