/ Notícias / Católica e Secretaria de Saúde assinam convênio
Católica e Secretaria de Saúde assinam convênio
01.02.2008 | 00:00
Católica e Secretaria de Saúde assinam convênio
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a Secretaria Municipal de Saúde assinaram, na manhã de hoje (1º) convênios que trarão maior número de atendimentos e qualificação em serviços de saúde no município. A parceria diz respeito especialmente à atuação na Unidade Básica de Saúde (UBS) Py Crespo e Centro de Atenção Psicossocial Escola (CAPS-Escola).

A parceria compreende a colaboração entre a Secretaria de Saúde e as Escolas de Saúde, Psicologia e Serviço Social da Católica. Os cursos de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia terão atuação forte e inserção de alunos nos dois locais, o que pretende trazer tanto a qualificação dos futuros profissionais quanto o aumento da quantidade de atendimentos realizados. A integração de ensino e serviço de saúde deve qualificar a atenção básica de saúde e saúde mental da população pelotense. Além disso, a introdução de diferentes profissionais da área nos dois locais deve proporcionar um atendimento mais diversificado.

Ao final da cerimônia de assinatura, o reitor da UCPel, professor Alencar Mello Proença, falou sobre a importância da parceria. “Mais uma vez, falou em saúde pública, falou Universidade Católica. Este convênio reafirma o compromisso da Católica com a saúde pública em Pelotas”, destacou.

Atuação
De acordo com os diretores das Escolas de Saúde e Psicologia, professora Moema Chatkin e professor Ricardo Silva, os convênios trarão maior inserção acadêmica nos locais, e possibilitarão a formação de profissionais sintonizados com o sistema de saúde pública do país. O que, segundo eles, é uma tendência em todo o Brasil. “Assim teremos profissionais prontos para o sistema de saúde do país. Essa atuação vai ao encontro das diretrizes nacionais do ensino de saúde”, disse Moema.

A gestão da UBS Py Crespo será uma parceira entre as duas instituições, sendo a UCPel responsável pela contratação de maior número de médicos, e a Prefeitura por demais profissionais.

A atuação no CAPS-Escola trará contratação de mais psicólogos, além de assistentes sociais e psiquiatras, o que proporcionará melhoria no atendimento aos portadores de grave sofrimento psíquico. Além disso, a inserção do Mestrado em Saúde e Comportamento (vinculado à Escola de Psicologia) permitirá realização de pesquisas visando o aperfeiçoamento do atendimento, alinhado com a proposta da reforma psiquiátrica. A parceria deve, também, preparar os alunos da Psicologia para o serviço de atendimento psicossocial, que em curto prazo deve estar presente em todos os municípios.

O convênio para a Unidade Básica de Saúde Py Crespo tem duração de um ano, enquanto no CAPS-Escola a vigência é de quatro anos. A idéia é expandir a parceira para outras Unidades de Saúde no município. “A população vai ser bem atendida, aliando qualidade e quantidade”, reforçou Moema.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?