/ Notícias / Católica desenvolve projeto com jovens da Ilha dos Marinheiros
Católica desenvolve projeto com jovens da Ilha dos Marinheiros
05.07.2012 | 16:16 | #jornalismo #publicidade-e-propaganda
Católica desenvolve projeto com jovens da Ilha dos Marinheiros
Após 13 anos de convívio entre os alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a comunidade da Ilha dos Marinheiros, em Rio Grande, uma atividade inédita será realizada com jovens moradores do local. Em uma parceria da Universidade com a Digital Foto Arte, dez estudantes de quinta a oitava séries da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sylvia Centeno receberão máquinas digitais para dar o seu olhar sobre a Ilha, sua escola, sua família e o trabalho familiar.

A coordenação do projeto e do trabalho com os jovens é do professor das disciplinas de Fotografia da UCPel, Carlos Leonardo Recuero. Participam, também, as bolsistas Andreza Mendes e Luciane Martinez, além dos 40 alunos de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda que são voluntários do Projeto Fotográfico Ilha dos Marinheiros.

Em sistema de rodízio, os estudantes levarão as máquinas para casa e ficarão uma semana com elas. Após serem feitas as fotos, os alunos poderão imprimi-las na Digital Foto Arte pela metade do preço. “Muitos deles nunca mexeram em uma câmera e a Universidade oferece essa oportunidade para os estudantes relatarem seu dia a dia. Pretendemos, inclusive, expor as fotos na ilha posteriormente”, relatou a acadêmica de Jornalismo Andreza Mendes.

Para Recuero, a atividade é importante, porque proporciona maior percepção do espaço em que os jovens residem. “Os ilhéus têm grande receptividade com os alunos da Universidade Católica. Adoram ser fotografados e questionados sobre os hábitos e histórias da região. O interesse e a troca de conhecimento são mútuos entre os moradores e os estudantes. Nosso trabalho é divulgar e ajudar a manter a cultura e os valores desse povo”, comentou o professor, ao acrescentar que a diretoria da escola e os alunos estão motivados com o trabalho da Universidade, “que marca a sua presença junto à comunidade”.

Saiba mais sobre o projeto realizado pela UCPel na Ilha dos Marinheiros aqui.