Ela conquistou o primeiro lugar no Vestibular de Verão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). E agora recebe o Prêmio Vestibular, iniciativa que tem como objetivo oferecer bolsa integral aos primeiros colocados em cada curso. Júlia Kanaan Recuero, natural de Pelotas, além de ter a alegria de ver garantida sua vaga em um dos cursos mais concorridos, agora pode cursar a Universidade sem nenhum custo. Ela foi a única pessoa que preencheu os requisitos estipulados para a outorga do Prêmio.
O Prêmio Vestibular foi instituído nesta edição do processo seletivo, e tencionava premiar os primeiros colocados que obtivessem média igual ou superior a oito, nascidos no Rio Grande do Sul. Júlia obteve a média 8,87.
A mais nova universitária, de 19 anos, prestava vestibular pela segunda vez. Apesar de considerar que havia se saído bem na prova, Júlia diz não ter imaginado a possibilidade do primeiro lugar – e do Prêmio. “Ainda não caiu a ficha”, disse. Segundo ela, a possibilidade de estudar gratuitamente é importante para estimular os estudantes a se dedicarem cada vez mais, além de proporcionar à Universidade agregar mais candidatos. “É um bom incentivo”, afirmou.
Para vencer a maratona da busca pela vaga, Júlia estudou o ano todo, com um reforço especial no fim do ano. “Não foi sorte, foi esforço. Me privei de muita coisa para estar aqui nesse momento”, disse.
Na manhã de hoje (14), o reitor Alencar Mello Proença fez a entrega à Júlia da medalha simbólica de sua conquista. “É um exemplo a ser seguido por todos. Dedicação é o que se quer”, disse o Reitor. No momento da matrícula, a aluna, juntamente com outros calouros, foi saudada pelos “veteranos”.
Para a pró-reitora de graduação, professora Myriam Siqueira da Cunha, o Prêmio Vestibular é uma oportunidade para que os candidatos se preparem para ingressar na Universidade. E, além, uma chance de cursar a Universidade Católica, que é paga, com bolsa integral para todo o curso. “Ficamos contentes com o fato de que a única ganhadora é nascida na cidade de Pelotas, porque um dos objetivos do Prêmio era justamente valorizar os estudantes da nossa cidade e região”, afirmou a pró-reitora.
Os planos de Júlia agora incluem um merecido descanso. “Porque quando começarem as aulas, vou estudar mais ainda”, afirmou.
